10/08/2021 - 12:17
(Reuters) – A Amazon.com anunciou nesta terça-feira que vai reembolsar os clientes que sofreram prejuízos com produtos defeituosos vendidos em seu marketplace nos Estados Unidos, em uma nova estratégia para reduzir os processos contra a companhia.
Por anos, consumidores têm processado a Amazon, argumentando que a companhia também é responsável quanto um terceiro vende produtos defeituosos em seu site. Uma norte-americana no Estado da Pensilvânia, por exemplo, conseguiu em 2016 responsabilizar a companhia por uma guia retrátil de cachorro que a deixou cega de um olho.
A Amazon, porém, segue afirmando que os vendedores do marketplace é que são responsáveis e a maior parte dos tribunais dos EUA tem decidido a favor da empresa.
A partir de 1º de setembro, a Amazon vai reembolsar reclamações válidas envolvendo produtos de até 1.000 dólares, que representam mais de 80% dos casos de problemas em sua plataforma.
A empresa também anunciou o Amazon Insurance Accelerator, uma rede de seguradoras que os vendedores de sua plataforma podem optar por usar, e uma nova política que exige que mais vendedores obtenham um seguro de responsabilidade. A Amazon por si só não está oferecendo o seguro, afirmou a companhia.
(Por Jeffrey Dastin)