12/12/2025 - 13:40
A Âmbar Energia, unidade de negócio do grupo J&F, assinou um contrato para comprar a Usina Termelétrica Norte Fluminense, em Macaé (RJ), junto à EDF, informou a companhia nesta sexta-feira em comunicado.
+Patamar da Selic aumenta gastos do governo com juros e dívida pública, diz nº 2 de Haddad
+Consórcio japonês paga US$ 8,6 mil por saca de café do Brasil
O acordo para aquisição da térmica de 827 megawatts (MW) de potência também inclui a compra pela Âmbar do projeto da Norte Fluminense 2, que prevê a construção de uma nova usina de aproximadamente 1.800 MW.
A Reuters publicou na véspera que o acordo havia sido assinado, com informação de fonte, após relatar as negociações do grupo dos irmãos Batista com a EDF no início de outubro. Procurada, a EDF não retornou a um pedido de comentário. A Âmbar não comentou o assunto.
O valor da operação não foi informado e sua conclusão está sujeita à análise e aprovação dos órgãos reguladores competentes.
No fim de outubro, a Âmbar anunciou a compra de três termelétricas no Acre, pertencentes à empresa Rovema. As usinas somam 69,4 megawatts (MW) de potência instalada e são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 30 mil unidades consumidoras, o que equivale a cerca de 20% das ligações elétricas do Estado.
As usinas adquiridas no Acre são movidas a óleo combustível e operam em diferentes localidades do Acre: a termelétrica Cruzeiro do Sul, de 52,8 MW, a Feijó (7,2 MW) e a Tarauacá (9,4 MW), localizadas nos municípios de mesmo nome.
Semanas antes do anúncio da aquisição no Acre, a empresa dos irmãos Batista surpreendeu o mercado ao informar um acordo para a compra da participação da Eletrobras na Eletronuclear, responsável pela operação das usinas de Angra 1 e 2.
No início de outubro, também informou sobre um acordo para a compra da distribuidora Roraima Energia e de quatro termelétricas instaladas no Estado, todos ativos pertencentes ao grupo amazonense Oliveira Energia.
Quem é a Âmbar Energia
A companhia é atualmente o segundo maior gerador privado de energia a gás natural no Brasil em termos de capacidade instalada. São 39 unidades hidrelétricas, solares, a biomassa, a biogás, e térmicas a gás natural e carvão mineral, além de 700 km de gasodutos.
A Âmbar possui 4 gigawatts (GW) em capacidade de geração de energia, fundamentais para garantir a segurança do abastecimento de eletricidade. A Âmbar também desenvolve, implanta e executa projetos de comercialização, importação e exportação de energia.
