A Ambev, em parceria com a PretaHub, abre inscrições para o Fundo Bora Cultura Preta para incentivar projetos de empreendedores e artistas negros. Serão destinados R$7 milhões para capacitação, emprego e renda, que fazem parte do foco da empresa cervejeira.

+ Ambev oferece formação gratuita para trabalhar em bares e restaurantes

+ Ambev anuncia saldo acima do esperado no 4º trimestre, com lucro de R$ 5 bi

Interessados podem se inscrever até o dia 26 de maio. O edital completo e link de cadastro pode ser feito no site do Prosas. Serão contemplados projetos de artes, artes visuais, gastronomia, produção e difusão de conteúdo digital, negócios de impacto nas indústrias criativas, turismo, festivais, moda e literatura.

SPerifas Feira Preta – Evensen Photography

Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds)  – grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.

O Fundo Bora Cultura Preta conta com o apoio do Comitê Externo de Diversidade da companhia e da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub.

O Fundo de Cultura Preta não é só sobre valorizar o potencial criativo da população negra, é também reconhecer o protagonismo intelectual e criativo. Com essa iniciativa, espero que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em proponentes negros, não apenas pelo cunho social, mas por entender o potencial de consumo de mais da metade da população do país”, afirma Adriana.

O objetivo é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.

“Queremos continuar movimentando o mercado e fomentar iniciativas que vão além de impacto social com recorte racial, mas que estejam focadas na inclusão produtiva e trazem experiências em que as pessoas se tornam protagonistas. Ao conectar essa iniciativa ao Bora, também vamos facilitar o acesso para centenas de brasileiros”, afirma Felipe Santiago, diretor de Patrocínios e Marketing de Experiência da Ambev.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação.