12/08/2013 - 4:00
Aumento do dólar, valor elevado de tarifas, saber qual é a melhor hora para comprar a moeda estrangeira e que tipo de meio de pagamento utilizar. Essas são dúvidas que constantemente acompanham os turistas brasileiros que planejam viajar ao Exterior. Apesar de um cenário econômico incerto, os brasileiros não se intimidaram e continuam deixando dinheiro lá fora. Os gastos de turistas do Brasil no Exterior em junho, de acordo com o Banco Central (BC), chegaram a US$ 1,9 bilhão, maior resultado para o período.
Em contexto de gastos em alta, um instrumento cada vez mais utilizado pelos brasileiros é o cartão pré-pago, mercado que vai movimentar R$ 368 bilhões até 2020. A American Express, uma das maiores no segmento, lançou em 2011 o American Express GlobalTravel Card, produto criado especificamente para atender consumidores brasileiros.
Empresa estima 60% de crescimento no ano de 2013
Rose Del Col, vice-presidente para América Latina e Canadá de Produtos Pré-Pagos da American Express, explica que mesmo com cenário desfavorável, a movimentação de julho nos cartões foi acima do esperado. ?Enquanto os gastos de brasileiros no Exterior cresceram 15%, nosso crescimento foi de 108% em recargas.”
Rose explica que, a questão da comodidade do cartão é um dos fatores que vem ajudando a aumentar a demanda, mas o mais importante é a possibildade de os viajantes realizarem um gasto programado. ?O cartão pré-pago dá um instrumento para que o cliente consiga ter uma caixa de câmbio travada, ou seja, ele compra e viaja sabendo a cotação que pagou. Não existem surpresas na hora que chega a fatura.” No cartão de crédito, os turistas costumam pagar 6,38% de IOF. Com o cartão pré-pago, essa taxa cai para 0,38%.
Distribuição
Apesar dos bons resultados, a distribuição via instituições financeiras ? principal forma de oferecer os cartões aos clientes – ainda é um desafio para a Amex, segundo Rose. Para conseguir crescer em duas frentes, tanto em recargas como em base de clientes, a empresa depende de uma rede de 5500 agências pelo Brasil. Entre os parceiros estão Bradesco, Itaú, HSBC, Safra e outros distribuidores.
Distribuição via instituição financeira ainda é um desafio para aumentar base de clientes
Na esteira da demanda no segmento pessoa física, a Amex criou em fevereiro a versão pessoa jurídica. Com a ferramenta, existem outros valores e vantagens garantidos para as empresas contratantes. Com os dois produtos, a companhia pretende fechar 2013 com crescimento estimado de 60% em novos clientes.