Com operação por Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Índia, países em que a inovação está presente de maneira aguda, a consultoria de soluções tecnológicas americana Marlabs coloca os pés na América Latina com sua entrada no Brasil por meio de um projeto ousado e de longo prazo. O primeiro passo foi adquirir a empresa Monitora Soluções Tecnológicas, de São Carlos, no interior de São Paulo — o valor na negociação não foi revelado. A cidade é considerada o Vale do Silício paulista, pelo grande volume de startups que nascem na região, a partir da presença de um campus da Universidade de São Paulo (USP) e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), conectadas com a iniciativa privada e setores públicos.

Outro avanço que está planejado e deve se concretizar neste ano é a inauguração do seu Experience Lab, também em São Paulo, igual aos que existem nos EUA e na Índia. Os investimentos no Brasil e América Latina serão de R$ 100 milhões nos próximos dois anos.

Com a Monitora, a Marlabs disponibiliza:
• análise de dados e inteligência artificial para ajudar empresas a tomar melhores decisões;
• automação inteligente, para maior eficiência dos processos;
• aplicações enterprise, com parceria junto aos principais CRM e ERPs;
• nuvem, infraestrutura e segurança digital, que proporcionam agilidade e flexibilidade;
• e engenharia digital e de software, com criação de sites e soluções personalizadas para resolver problemas de negócios complexos.

Com a aquisição da Monitora, a Marlabs passa a atender tanto clientes nacionais quanto os de fora do Brasil (Crédito:Divulgação)

A presença no Brasil integra o plano global da Marlabs, que prevê um crescimento anual de 30% a 40% e mira faturamento de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) em até cinco anos. A Monitora impulsionará esta expansão em território nacional, visando contribuir com US$ 100 milhões (R$ 500 milhões) em receita e criar 500 empregos no setor no País — são 2,5 mil no mundo.

“Profissionais brasileiros de TI são fantásticos, criativos, que conseguem resolver problemas de negócios.”
Raphael Hildesheim COO da Marlabs

VERSATILIDADE

A importância do Brasil no projeto da Marlabs é tamanha que o CEO global da companhia, Thomas Collins, esteve no País recentemente para uma imersão de uma semana no trabalho que está sendo realizado e nas possibilidades de negócios que podem surgir.

“Com a Monitora, começamos a criar uma dinâmica mais global. Aqui, olhamos para a indústria, para o tamanho do mercado e para a disponibilidade de recursos humanos”, disse o executivo à DINHEIRO. “Temos mais capacidade de expansão. Vamos gerar um grande impacto”, disse Collins, que anunciou ainda a aquisição recém-concluída da Onebridge, sediada em Indianápolis (EUA), focada em análise de dados na área de ciência e saúde.

A capacidade dos profissionais brasileiros de TI — que se espalham pelo mundo, inclusive — é ressaltada também por Raphael Hildesheim, COO da Marlabs para a América Latina. “São pessoas fantásticas, criativas, que conseguem resolver problemas de negócios”, disse o responsável pela operação da empresa na região.

Nesse contexto, a versatilidade é um dos pontos fortes. Enquanto colaboradores de países mais desenvolvidos tecnologicamente são especializados em ferramentas específicas, os brasileiros se destacam pela polivalência e conhecimentos em redes, servidores, programação, desenvolvimento, infraestrutura de nuvem e outros segmentos.

Esse diferencial faz a Marlabs atender, por meio da Monitora, tanto clientes nacionais quanto os de fora do Brasil. Globalmente, a companhia tem contratos principalmente com grandes empresas de telecomunicações, farmacêuticas, de saúde, do setor financeiro e de manufatura. Além dessas áreas, o foco por aqui está também nos ramos de:
• agronegócio,
• hospitalidade,
• varejo,
• e hightechs
.

Entre os clientes já atendidos no Brasil está a 360 Suítes, plataforma de aluguel de imóveis por temporada. Em 2020, a startup tinha 150 unidades para gerenciar, sem qualquer tecnologia embarcada. Com a entrada da Monitora no negócio, foi criada uma plataforma funcional de vendas, gerenciamento de back office, fechamento eletrônico dos imóveis, portaria eletrônica e portal do investidor para disponibilizar a rentabilidade em tempo real.

Além disso, a precificação é um capítulo à parte. Antes os valores cobrados por imóvel era por meio do ‘eugorítimo’ da CEO e fundadora da 360 Suítes, Debora Beda. Agora, há precificação inteligente, com uso inclusive das cobranças feitas pela concorrência, o que gera a formulação do preço certo, na hora certa para os usuários da startup. Resultado: a 360 Suítes cresceu dez vezes em dois anos e se tornou líder do setor. “Mudamos de patamar”, disse Beda. Essa é a transformação que a Marlabs vislumbra. Com dados no centro e foco no Brasil.