22/12/2022 - 3:24
A Americanas S.A. é uma das companhias de varejo e de capital aberto mais sustentáveis do país e do mundo. O reconhecimento, anunciado nesta semana, foi alcançado pela participação, pela segunda vez, no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), índice da bolsa de Nova York que lista grandes empresas comprometidas com as melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Uma das duas únicas varejistas brasileiras presentes na carteira, a Americanas superou o seu resultado obtido em 2021, num cenário de maior exigência para ações e aspectos socioambientais de empresas no âmbito global. A listagem no DJSI World 2022/2023 é resultado de uma estratégia ESG consistente e de longo prazo, alinhada à Agenda 2030 e que já impactou positivamente a vida de mais de 1,7 milhão de pessoas.
A 24ª carteira do DJSI World reúne centenas de companhias de diferentes países – sendo nove brasileiras – e segmentos da economia e selecionou 12 de 85 empresas de varejo convidadas para o índice. Entre as iniciativas que contribuíram para entrada da Americanas S.A. no DJSI 2022/2023 estão a definição da Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, e da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, além da gestão de fornecedores e aceleração de programas de desenvolvimento para colaboradores. Outros destaques foram em governança corporativa, compliance e ética, relacionamento com o cliente e gestão da cadeia de valor.
A evolução na gestão ESG da Americanas S.A. neste último ano também resultou na seleção, pelo 9º ano consecutivo, para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2023 da B3, a bolsa brasileira, que mede o desempenho de companhias de capital aberto em sustentabilidade corporativa.
“Tenho a convicção de que o setor privado pode e deve ser um agente na construção para uma sociedade mais sustentável. O objetivo não é ser uma referência nacional ou global no varejo, mas sim engajar outras empresas a somar esforços e investimentos para acelerar uma agenda que é de toda a sociedade. É um trabalho em rede e multisetorial, que demonstra o comprometimento de todos com um mundo melhor”, explica Anna Saicali, CEO da Ame e da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A..
Com o propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, a Americanas S.A. avança na gestão socioambiental em 2022 com a inclusão de aspectos ESG em toda a sua matriz de riscos. Além de passar a avaliar de forma sistemática critérios climáticos e de direitos humanos em toda a cadeia de valor, a companhia assinou o compromisso Business Ambition for 1.5° para o desenvolvimento de uma meta de redução das emissões com base na ciência (SBTi).
O avanço na estratégia de descarbonização da companhia também rendeu, nesta semana, o reconhecimento como liderança no programa de mudanças climáticas do Carbon Disclousure Project (CDP), questionário que avalia empresas com relação à transparência, gestão e liderança com relação às mudanças climáticas