13/08/2022 - 4:05
Já ouviu falar em urinoterapia? Um homem diz que bebe a própria urina todas as manhãs desde 1994. Se não bastasse o hábito incomum, sua companheira vive reclamando do cheiro que a bebida deixa na casa.
Segundo o site britânico LAD Bible, o americano chamado Brother Sage, de 68 anos, que vive no Colorado, alega que a urinoterapia é uma “cura para tudo”, apesar de não existirem evidências científicas para apoiar a prática.
+ Momentos de lazer protegem contra o Alzheimer, aponta estudo
Ele está tão convencido da eficácia de beber xixi que se tornou consultor e está vendendo um curso por cerca de R$ 1.700. Ele promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos da própria urina, sugerindo que pode ser usada para tratar tudo, de câncer a queimaduras solares.
“Acordo de manhã e bebo o que guardei de noite. A maioria das pessoas bebe logo pela manhã, quando estão em jejum ou em desintoxicação, fazendo um ‘looping’: o que coletam será bebido ao longo do dia. Quanto mais limpa é sua dieta, melhor ficará o gosto e o cheiro”, comenta Sage, citado pelo LAD Bible.
Além de a ingestão de xixi ser polêmica por si só, o armazenamento do líquido em casa não é nada agradável, especialmente para quem não mora sozinho.
“Converse com potenciais moradores de casa para que eles saibam que você faz isso em seu quarto, banheiro ou em casa, para que não haja um momento tipo ‘surpresa, eu faço urinoterapia’”, diz o americano.
Depois de ouvir as reclamações da esposa, Brother Sage decidiu procurar um novo local para guardar o xixi. “Meu quarto e banheiro ficam muito perto da cozinha, então o cheiro se espalha pelo corredor. Agora, estou usando o quintal. Também costumo ir para um local próximo ou fontes termais e passo três dias apenas me divertindo”.
De acordo com o LAD Bible, quando o americano começou a praticar urinoterapia há quase 30 anos, ele não pensava em melhorar a saúde, apenas queria experimentar uma “conexão espiritual total” consigo mesmo.
“Com o passar dos anos, percebi que havia algumas coisas que eu queria melhorar na minha saúde. Aumentei o uso, as doses. Existem mais de 24 usos tópicos da urina, incluindo pele, olhos e ouvidos. As pessoas estão curando tudo porque não existem doenças incuráveis quando você entende como o corpo funciona. Elas estão curando tudo, de mordidas de mosquito, queimaduras solares a problemas de gengiva, vírus, diabetes, esclerose múltipla, câncer e Alzheimer”, comenta Brother Sage.
Ele até cita o exemplo de uma mulher que estaria usando urinoterapia em um paciente de 21 anos com autismo. “O mais incomum é que as pessoas estão dando xixi a animais de estimação e filhos para ajudar na saúde deles. Acho que a urina é uma panaceia [algo que promete curar] universal”.
Apesar das falas do americano, o médico Jeff Foster, ouvido pelo LAD Bible, explica que nada de bom pode se conseguir dessa prática.
“A urina é um produto residual que contém cerca de 90% de água. O resto é amônia e sais, algumas bactérias e outros produtos residuais. Não há benefícios conhecidos para a saúde quando se bebe ou esfrega a própria urina no corpo, ou a de qualquer outra pessoa. Por via oral, é ainda pior. Pode acelerar o processo de desidratação e potencialmente introduzir bactérias no organismo. Você não comeria ou passaria as próprias fezes no corpo, então não pense que aplicar o mesmo princípio com a urina, como se fosse saudável”, explica o especialista.