Natural de São Francisco, Califórnia, Alex Bishara chegou ao Brasil em 2019, dois anos após concluir seu doutorado em ciência da computação pela Universidade de Stanford. Se apaixonou pelo País e decidiu ficar. Do desvio de rota, Bishara teve oportunidade de conhecer mais sobre o mercado imobiliário brasileiro e seus principais problemas trabalhando em uma das maiores startups voltadas para o setor, o Quinto Andar. Atualmente, o americano está passando um tempo na Colômbia e depois de enfrentar dificuldades com locação, está disposto a retornar apenas quando concluir um único objetivo: tornar sua plataforma, a Trular, o Google dos imóveis brasileiro, focando na transparência das informações. “Acredito que o grande problema do mercado imobiliário brasileiro é que tem muito dinheiro sendo investido em rendimentos, mas quase nada na área de dados”, afirmou Alex Bishara, sócio-fundador da Trular.

Inspirada na plataforma americana Zillow, a Trular consolida anúncios de imóveis de todas as imobiliárias da capital paulista, inclusive do QuintoAndar. O diferencial, segundo Bishara, é que o site traz uma série de informações que a maioria das imobiliárias preferem não disponibilizar, como por exemplo: localização exata e há quanto tempo o imóvel está anunciado.

Além disso, uma régua mostra se a propriedade está acima ou abaixo do valor de mercado, levando em conta localização e metragem.

De acordo com o executivo, todas as especificações disponíveis em sua plataforma são coletadas a partir de uma análise de dados não intrusiva. “Nós acompanhamos todos os sites das imobiliárias de maneira automatizada. Cada vez que uma agência anuncia um imóvel, ele vai direto para nosso banco de dados”, afirmou Bishara.

No caso dos detalhes “secretos”, o executivo explica que eles são obtidos através do cruzamento de informações previamente divulgadas pelas agências de imóveis. “É um processo simples. Estamos apenas organizando o que já está disponível na web”.

Alex Bishara, sócio-fundador da Trular (Crédito:Divulgação)

“O grande problema do mercado imobiliário brasileiro é que tem muito dinheiro sendo investido em rendimentos e quase nada em dados.”
Alex Bishara, sócio-fundador da Trular

Na visão de Bishara, a Trular colabora para tornar o processo de compra e locação menos estressante, além de fortalecer a confiança do consumidor final nas agências imobiliárias. Ou seja, um benefício para ambas as partes. E a intenção, segundo ele, é retornar para o Brasil o quanto antes, completando o compromisso de tornar a plataforma cada vez mais atualizada e completa, tanto em dados quanto em regiões do País.

Até o momento, a última atualização ocorreu em dezembro, quando o site disponibilizou a busca de imóveis por meio de um mapa. E a próxima já está no forno. A ideia é permitir que os usuários possam acompanhar o histórico de valores dos imóveis, algo que, na opinião dele, pode facilitar as negociações. “Queremos fazer uma plataforma onde pessoas que procuram uma cobertura de R$ 15 milhões tenham a mesma experiência que as interessadas em alugar um apartamento simples ou mediano”, disse.

MONETIZAÇÃO

Para colocar e manter o projeto em pé, os custos são baixos. A equipe completa da Trular é formada por apenas cinco pessoas, além de Bishara: dois sócios chilenos, um desenvolvedor júnior e um designer.

As despesas, segundo ele, giram em torno de R$ 100 mil mensais. O financiamento principal é feito por meio de um investidor-anjo francês.

Para monetizar o negócio, a capitalização por meio de anúncios está entre os planos. Mas, antes disso, o foco está na divulgação e no alcance dos usuários, que até o momento são formados, em sua maioria, por corretores das próprias imobiliárias. “É bom porque nos mostra que há potencial, mas queremos ir além”, afirmou Bishara.

Apesar das vantagens relacionadas à transparência de dados, algo que na opinião do executivo não se trata apenas de uma tendência no Brasil, mas global, o sócio-fundador adianta que a intenção da Trular não é se tornar uma imobiliária e fornecer serviços de corretagem. “Não queremos competir, mas continuar fornecendo informações confiáveis sobre mercado imobiliário e soluções para buscas”, afirmou.