27/07/2005 - 7:00
Ter um automóvel Mercedes-Benz na garagem de casa é um privilégio para poucos. A começar pelo preço desses bólidos que ostentam a estrela de três pontas no capô. O modelo CLK 500 Cabriolet, um dos conversíveis mais admirados da marca, não sai da concessionária por menos de R$ 387 mil. Mas será que quem compra um carro como esse se preocupa com o preço das peças de reposição? Cada amortecedor do CLK, por exemplo, não sai por menos de R$ 1 mil. Uma pastilha de freio do modelo SLK custa R$ 600. Agora, os proprietários dessas máquinas podem recorrer ao financiamento do banco DaimlerChrysler para bancar essas despesas. O banco da montadora financia, desde o mês passado, a compra de peças e a prestação de serviços nas concessionárias de automóveis, caminhões, ônibus e utilitários da marca. ?Em 40 dias firmamos 400 contratos de financiamento no total de R$ 3 milhões?, diz Xavier Accariès, diretor comercial do banco.
O serviço, batizado de ?Peça Fácil?, já funciona em 30 das 166 concessionárias do grupo DaimlerChrysler (dono das marcas Mercedes-Benz, Jeep e Chrysler). A grande vantagem são os juros, mais baixos que os da concorrência. Enquanto as financeiras que trabalham com as concessionárias cobram taxas de até 3,5% ao mês nesse tipo de operação, o banco DaimlerChrysler tem juros médios de 2,8% ao mês. Para recorrer ao financiamento, a conta tem de ser, no mínimo, de R$ 2 mil e, no máximo, de R$ 30 mil. O banco ainda estuda o lançamento de um novo meio de pagamento e de financiamento para os proprietários de veículos da marca. ?Nossa idéia é lançar um cartão de crédito para os clientes do grupo?, afirma Michael Kempa, presidente do banco Daimler-Chrysler.
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R$ 3 milhões é o volume de financiamento de peças e serviços feitos pelo banco |