Um estudo recente mostrou que o uso de analgésicos não afetam as respostas de anticorpos provocada pela vacina contra a Covid-19.

O estudo feito por pesquisadores da Universidade do Arizona foi publicado pelo site científico Medrxiv, analisou 2.354 pessoas vacinadas contra a Covid-19 e o número de anticorpos produzidos após a imunização, incluindo um grupo que fez uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios dentro das 48 horas após as duas doses da vacinação.

+ Depressão aumenta riscos de demência, o maior assassino entre britânicos

Os resultados mostraram que a resposta imunológica para a covid não teve impacto negativo para quem fez uso de analgésicos e apresentou resultados até levemente melhores na comparação com o grupo que não fez uso de nenhum medicamento ou que fez uso de remédios anti-inflamatórios.

Os efeitos adversos mais comuns relacionados a vacina durante a pesquisa foram fadiga, dores de cabeça e dores musculares. Eles foram mais presentes no grupo de pessoas que tomaram anti-inflamátorio ou não fizeram uso de nenhum medicamento após a vacinação.

Apesar de não conseguir traçar uma avaliação direta entre esse ligeiro aumento de anticorpos no grupo que tomou remédio para alívio da dor, os resultados do estudo não mostraram evidências de que o uso de analgésicos após a vacinação contra a Covid-19 tenha um efeito negativo nas respostas de anticorpos.