08/04/2025 - 18:10
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou a Starlink a ampliar o número de satélites e de faixas de frequências em operação no céu brasileiro. A decisão foi tomada de forma unânime pelo conselho, segundo nota divulgada no site oficial do órgão.
+Elon Musk xinga conselheiro de Trump em post: ‘Mais burro do que um saco de tijolos’
+Musk publica vídeo com críticas a tarifas após anúncio de Trump
Com a decisão, a Starlink pode acrescentar 7.500 novos satélites a sua frota em operação no país. Em 2022, a empresa já havia recebido autorização para prestar serviços com 4.408 satélites. A alteração da licença custará R$ 102 mil à empresa de Elon Musk e será válida até 2027.
A aprovação aconteceu à revelia das outras empresas de internet por satélite no Brasil, que haviam pedido à Anatel que indeferisse o pedido da Starlink devido aos riscos de congestionamento na órbita e interferências.
Como resposta a essa intensificação na corrida comercial na órbita, a Anatel emitiu um “alerta regulatório”, mecanismo por meio do qual informa a sociedade que fará uma atualização do marco normativo vigente devido aos riscos identificados.