05/06/2025 - 14:43
Relatório da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) aponta a IstoÉ Dinheiro como o 3º site de finanças mais influente do Brasil.
O relatório “FInfluence”, que está em sua 8ª edição, é produzido pela Anbima em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), e monitora a atuação de influenciadores de finanças nas redes sociais desde 2021. Nesta edição, foram analisadas 394.558 publicações de 741 influenciadores (com 1.662 perfis) no Facebook, Instagram, X e YouTube, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2024.
De acordo com o documento, para compor o ranking, são analisadas idoneidade, seriedade e valores disseminados em cada um dos perfis, nas quatro redes já monitoradas, além dos stories do Instagram, no LinkedIn e no TikTok que não são avaliadas no restante do relatório. Por amostragem, foram avaliadas se as postagens seguem as normas do mercado em relação à divulgação, recomendação e análise de produtos de investimento, se podem induzir o investidor ao erro, se apresentam aplicações que sugerem o enriquecimento rápido, entre outros.
Também são considerados critérios como tratamento em relação à diversidade de gênero, raça, identidade de gênero, se os conteúdos sugerem práticas ilegais (substâncias ilícitas, jogos de azar, discurso de ódio contra populações minorizadas, por exemplo). Também foram avaliadas promoções e comportamentos ativistas políticos e se eles têm histórico de práticas criminosas.
Finanças em engajamento recorde
O FInfluence revela que o engajamento médio dos influenciadores de finanças, os chamados finfluencers, bateu recorde no segundo semestre de 2024, chegando a 2.965 interações por publicação. O número corresponde a um crescimento de 21% na comparação com a primeira metade do ano passado e de 216,4% desde o início do monitoramento, em setembro de 2020.
Ao todo, há 741 influenciadores no estudo, alta de 30% em comparação à edição anterior. Eles são responsáveis por 1.662 perfis nas quatro redes monitoradas (Instagram, Facebook, YouTube e X), um crescimento de 24% em relação ao primeiro semestre de 2024. A expansão também se refletiu na audiência desses perfis e páginas, que chegou a 263,5 milhões de seguidores, aumento de 17% na mesma base de comparação. O volume de publicações cresceu 18%, totalizando 394.558 posts no semestre.
“Há quase cinco anos monitoramos as atividades dos finfluencers 24 por 7 e nunca registramos um desempenho tão positivo quanto esse”, diz Amanda Brum, CMO da Anbima. “A entrada de 170 novos influenciadores no estudo mostra que o mercado ainda não está saturado e apresenta, sim, espaço para novos players.”
YouTube: a rede que mais engaja
O formato audiovisual segue dominando a atenção do público, diz o relatório. YouTube e Instagram concentram, respectivamente, 32,9% e 36,2% dos perfis monitorados. A plataforma de vídeos ampliou em 19,9% o engajamento, com média de 10.816 interações. No Instagram, as interações médias chegaram a 2.130, alta de 15,8% em relação à sétima edição do estudo.