01/07/2025 - 10:37
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 1º, o Reajuste Tarifário Anual da Enel Distribuição São Paulo (Enel SP), com aumento médio de 13,94% nas tarifas emitidas a partir da sexta-feira, 4.
Para os consumidores conectados à alta tensão, como grandes indústrias, o reajuste será de 15,77%. Já para os da baixa tensão, que inclui residências e pequenos comércios, a alta média será de 13,47%. A Enel SP atende 8,07 milhões de unidades consumidoras.
Os encargos setoriais foram responsáveis por 6,44 pontos porcentuais do reajuste, com destaque para os repasses obrigatórios para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Houve também impacto de 1,39% relacionado à aquisição de energia, principalmente pelas cotas das usinas da Eletrobras (1,09%) e aumento no custo da energia de Itaipu (0,63%), influenciado pela alta do dólar.
Os custos com transmissão, por outro lado, tiveram variação negativa de 0,52%. A quitação da Conta-Covid e da Conta Escassez Hídrica gerou alívio tarifário de 1,49% e 1,11%, respectivamente.