A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) comunicou nesta terça-feira, 13, que as atividades da operadora Vision Med Assistência Médica, antiga Golden Cross, serão encerradas.

+ INSS notifica 9,4 milhões de beneficiários com desconto suspeito; saiba como pedir reembolso

Com isso, a ANS orienta que os clientes da operadora façam a portabilidade de carências para outra operadora de plano de saúde até o dia 11 de julho de 2025. Já os contratantes de planos coletivos deverão escolher outras operadoras para contratação do serviço.

Segundo a ANS, os clientes poderão contratar qualquer plano disponível no mercado sem cumprir novos períodos de carências ou cobertura parcial temporária. Caso ainda estejam em carência ou cobertura parcial temporária no plano atual, o período remanescente poderá ser cumprido na nova operadora, afirma a agência.

No caso de portabilidade especial de carências, os beneficiários podem escolher qualquer plano em comercialização, independentemente do seu preço, em qualquer outra operadora. No Guia ANS de Planos de Saúde os beneficiários podem conferir os planos disponíveis para contratação e exercício da portabilidade de carências.

Para fazer a portabilidade os interessados devem procurar diretamente a operadora escolhida e apresentar a seguinte documentação: identidade, CPF, comprovante de residência e cópias de, pelo menos, três boletos pagos na operadora de origem referentes ao período dos últimos seis meses. A ANS esclarece que não participa diretamente da contratação de planos de saúde.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem consultar a uma cartilha disponível no site da ANS e que explica a portabilidade.

Planos coletivos empresariais

Os contratantes de planos coletivos empresariais deverão escolher outras operadoras para prestarem a assistência à saúde.

Planos coletivos por adesão

As administradoras de benefícios poderão escolher outras operadoras para atendimento às carteiras até então assistidas pela Vision Med/Golden Cross, ou os beneficiários poderão exercer, individualmente, seu direito à portabilidade.