A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 70 planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Suspensão começa a valer a partir desta sexta-feira (30).

A punição divulgada pela agência regulatória tem como base os resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento do segundo trimestre de 2022.

+ Planos de saúde: veja o que muda com lei que obriga cobertura fora da lista da ANS

+ Planos de saúde registram primeiro prejuízo semestral da história

Dessa forma, a suspensão começa a valer a partir do dia 30 de setembro e só será revertida se as operadoras apresentarem melhora nos resultados do próximo trimestre.

De acordo com a agência, os planos somam 1,6 milhão de usuários, que permanecem cobertos.

É possível consulta a lista dos planos com comercialização suspensa no site da ANS.

Também é possível acessar a lista dos 40 que tiveram sua comercialização liberada por terem apresentado melhora de desempenho após um período de suspensão.

Cobertura de planos

A suspensão ocorre pouco dias após a promulgação de uma lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos que não estão no rol da ANS.

Na ocasião, as operadoras criticaram a nova regra, afirmando que ela permite o acesso a terapias sem comprovação de segurança, com risco para os clientes.

Além disso, afirmaram que a mudança deve levar a um aumento do valor das mensalidades e a uma migração de clientes para o SUS.