A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 11 planos de saúde de duas operadoras da Unimed. A movimentação aconteceu após reclamações dos consumidores sobre a cobertura assistencial e os planos estarão barrados a partir de 10 de setembro.

Essas reclamações aconteceram no segundo trimestre e a suspensão é temporária, fazendo parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS. Ao todo foram feitas 14,9 mil queixas contra esses planos.

+ Pandemia provocou saída de 254,5 mil usuários de planos de saúde
+ ANS esclarece suspensão no aumento dos planos de saúde
+ ANS suspende reajuste de planos de saúde por 120 dias

A Agência também liberou a volta de um dos planos de uma operadora que estava suspensa anteriormente. Para que um plano volte a funcionar é preciso apresentar bom atendimento e cumprimento dos procedimentos previstos no contrato assinado pelos clientes.

A medida atingiu a operadora Unimed de Manaus Cooperativa de Trabalho Médico, com três planos suspensos: Ambul+Hospit sem Obstet Enfermaria sem Franquia Sem Co-parti; Unipart Empresarial Enfermaria Com Obstetrícia; Ambul+Hospit com Obstet Apartament sem Franquia Sem Co-Parti.

A outra operadora atingida foi a Unimed Norte/Nordeste. Os planos foram os seguintes: Unifacil Adesão IE Nacional; Unifacil Adesão IA Nacional; Coletivo Por Adesão Enfermaria; Unifacil Adesão C E Nacional; Coletivo por Adesão Apart; Coletivo Empresaria – Referência; Bem-Estar Especial sem Obstetrícia Apartamento; Individual/Familiar Referência – NAC.

Veja a lista aqui.