Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) – Os Emirados Árabes Unidos superaram a China como principal destino dos produtos brasileiros de frango em fevereiro, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em comunicado nesta sexta-feira, citando a proximidade do mês sagrado muçulmano Ramadã como fator de vendas.

No segundo mês de 2022, o país aumentou as compras em quase 90%, chegando a 42.800 toneladas. Isso se compara com as importações da China de 42.300 toneladas, de acordo com os dados mais recentes da ABPA.

Durante o Ramadã, que começa neste fim de semana, os seguidores do islamismo se abstêm de comida e bebida durante o dia, mas quebram o jejum com uma grande refeição noturna.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos 58 países que compram o frango halal do Brasil, que exige que a carne seja produzida de acordo com as exigências da dieta muçulmana.

A demanda do país destaca a importância do Brasil como fornecedor global de produtos halal.

“As nações islâmicas foram os primeiros destinos das exportações brasileiras de carne de frango, em 1975”, disse Ricardo Santin, diretor da ABPA. “Temos uma sólida parceria construída, que projeta para incrementos no longo prazo.”

De acordo com a ABPA, as exportações de frango halal representaram quase metade das exportações totais de frango do Brasil no ano passado, atingindo 1,915 milhão de toneladas e gerando quase 3 bilhões de dólares em vendas.

Com base nos dados dos dois primeiros meses do ano, esse segmento continuará crescendo, disse a ABPA, observando que as exportações de frango halal aumentaram 5,17% em volume em janeiro e fevereiro, atingindo 310.400 toneladas e aumentando a receita em 25% para quase 510 milhões de dólares no período.

No ano passado, as vendas de frango halal para os Emirados Árabes Unidos foram de 389.400 toneladas, correspondendo a quase 9% de todas as exportações brasileiras de frango e gerando receita de cerca de 692 milhões de dólares, informou a ABPA.

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