A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre a ocorrência de efeitos colaterais graves, como cegueira temporária, possivelmente associados a produtos utilizados para trançar e modelar cabelos.

O documento apresenta recomendações para o uso seguro desse produto, entre outros cosméticos. Segundo a agência, o indicado é que os consumidores sempre busquem itens regularizados pela Anvisa, que não é o caso da pomada.

+ Anvisa autoriza pesquisa com derivados da Cannabis na UFRN

Entre os consumidores que utilizaram o produto, foram relatados a perda temporária da visão, casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo a Anvisa, em um dos diagnósticos médicos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão com prazos de até 15 dias.

Após tomar conhecimento dos relatos dos consumidores, a Anvisa chegou a publicar no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix.

Ainda conforme as orientações da agência, é de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de cosméticos seja registrada.