23/02/2022 - 10:51
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (23) o segundo autoteste para detecção da Covid-19 no Brasil. A empresa Eco Diagnostica vai fabricar o Autoteste Covid Ag Detect no Brasil.
O teste é realizado por swab nasal e fornece o resultado em apenas 15 minutos – o registro foi publicado no Diário Oficial da União.
+ Covid-19: o que falta para ter os autotestes à venda na farmácia?
+ Anvisa libera autoteste de Covid-19: veja sua importância e como usar
Segundo a agência, o produto atendeu aos critérios técnicos e teve desempenho aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.
A Anvisa levou 22 dias para avaliar o pedido de registro da empresa, o que ocorre de maneira simultânea a outras demandas de autoteste. Depois que estabeleceu critérios para registro, distribuição, comercialização e uso de autotestes, a Anvisa recebeu diversos pedidos de registro para autoteste.
O primeiro autoteste aprovado foi o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.
O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.
A Anvisa recomenda que, caso a pessoa não tenha sintomas de Covid, mas teve contato com algum infectado, espere cinco dias antes de fazer o autoteste. O autoteste é recomendado para ser feito entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo.
O autoteste não define um diagnóstico, que deve ser realizado por um profissional de saúde e com um teste molecular, que é mais preciso. O autoteste tem caráter orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico.