20/04/2022 - 22:11
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, nesta quarta-feira (20), uma nova resolução determinando o recolhimento de um lote dos chocolates Kinder Shoko-Bons Branco fabricados na Bélgica por suspeita de contaminação por salmonella.
O lote que tem que ser recolhido é o L343R03. De acordo com a Anvisa, o recolhimento é necessário porque foi identificada uma importação para o mercado brasileiro, realizada pela empresa Terra Nova Trading, do produto fabricado em Arlon, na Bélgica.
+ Anvisa recebe alerta internacional sobre salmonela em Kinder Ovo
Os produtos dessa fábrica foram alvo de alerta internacional comunicando um surto de Salmonella typhimurium em chocolates da marca Kinder. A medida diz respeito exclusivamente ao lote L343R03 e não afeta outros produtos da marca.
A Anvisa afirma que já estão sendo tomadas todas as medidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para que o produto não seja encontrado nas lojas, mas é sempre importante que o consumidor saiba identificá-lo por meio da leitura das informações presentes na rotulagem.
O que o consumidor deve verificar?
Caso identifique o produto pelo nome (Shoko-Bons ), o consumidor deve olhar no rótulo qual o nome do fabricante (“Fabricado por” ou “Produzido por” Ferrero Argdennes SA – Arlon, Bélgica), além do número do lote, que é composto por letras e números (Lote L343R03).
É importante lembrar que na semana passada, a Anvisa havia alertado sobre risco de os produtos alvo de recolhimento internacional iniciado na Europa terem sido trazidos por empresas terceiras ou até por consumidores.