A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos A agência informou que tem recebido informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis ocasionados pelos produtos. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (9).

+ Botox: Anvisa proíbe venda de dois produtos de toxina botulínica

Entre os efeitos notificados estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

“Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos”, destaca a Anvisa.

A agência publicou alertas orientando sobre o uso desses produtos e resolução suspendendo produtos irregulares. “A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular”, informou.  

A Anvisa listou uma série de recomendações para apurar casos. Aos profissionais de saúde, por exemplo, é necessário notificar alterações ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso dos por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.

Veja aqui outras recomendações.