Após a pandemia de Covid-19, as jornadas de trabalho sofreram mudanças drásticas com a popularização do home office e a criação do anywhere office.  

Em 2023, porém, essa tendência está cada vez menor. Uma pesquisa realizada pela plataforma de empregos Infojobs revelou que das 7.010 ofertas de emprego, as totalmente presenciais representam 94,8%, enquanto o remoto chega a 2,7% e o híbrido 2,48%.

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Diante das transformações do mundo corporativo, empresas estão tendo que conviver com diferentes modos de trabalho para conseguir atrair talentos. A nova tendência do Anywhere Office, um modelo que permite que o trabalhador atue em qualquer lugar, mesmo longe dos espaços corporativos tradicionais, está chamando a atenção de diversos profissionais e empresas. 

“Acredito muito no anywhere office, pois sempre defendi a ideia de dar a liberdade para o colaborador sobre o local onde quer trabalhar, desde que realize suas entregas e resultados dentro do estipulado e com responsabilidade”, afirmou Bruno Carone, CEO da empresa de benefícios Férias & Co. 

Prática pode ajudar a diminuir erros

O Brasil lidera os índices de turnover, ou rotatividade profissional, em todo o mundo, atingindo 56% dos colaboradores das empresas, principalmente entre as gerações Y e Z, que desejam um trabalho com mais propósito e flexibilidade.

Além disso, segundo resultados da 23ª edição do levantamento ICRH, da Robert Half, realizado com 387 brasileiros, 80% disseram que desejam um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional para se sentir mais feliz na carreira. Carone acredita que as empresas precisam inovar também dentro dessa gestão de tempo se quiserem se destacar no mercado. 

“Diante destes números, destaco a necessidade de as empresas adotarem novas ações em prol do bem-estar dos colaboradores e tendo em vista a necessidade de manter os talentos no time. Embora pareça uma missão impossível, não é”, encerrou.