A fusão foi uma das maiores de todos os tempos, somando US$ 160 bilhões. Prometeu revolucionar a vida do consumidor com serviços de mídia integrados à internet ?em qualquer lugar?. Mas não foi bem assim. Passados dois anos, Stephen Case e Gerald Levin não escondem a decepção com o casamento. A junção da AOL, de Case, com a Time Warner, de Levin, se resume a uma ampla faxina, que envolveu a demissão de quase duas mil pessoas e a reestruturação de algumas áreas. Em pouco tempo o mercado virou de ponta-cabeça: a America Online, provedora de internet que bancou a compra da Time Warner, sofre agora com a falta de perspectivas. A empresa não consegue deslanchar fora dos Estados Unidos e ainda enfrenta forte concorrência no setor de banda larga. No último ano fiscal, as receitas do grupo AOL Time Warner cresceram 6%, chegando a US$ 38,2 bilhões, mas o prejuízo persiste: US$ 4,9 bilhões negativos. ?A empresa tem feito um bom trabalho para cortar custos. O desafio agora é fazer a receita crescer?, disse a DINHEIRO David Card, analista da Jupiter Media Metrix.

A forma de fazer dinheiro adotada pela AOL Time Warner não é muito bem-vista por Wall Street. Desde o início, a gigante apostou pesado no chamado cross-marketing: as empresas do grupo trocam anúncios e promoções entre si para atrair o consumidor. A AOL atrai assinantes para a revista Time, que por sua vez estampa em suas páginas a propaganda do serviço de banda larga da AOL. A maior parte do bolo publicitário gira em torno das próprias subsidiárias. A receita que vem de fora, e que faz a diferença, só tem diminuído. Os executivos da AOL Time Warner, porém, ainda acreditam que a chave para melhorar os resultados está nos serviços de internet. A idéia é usar o canal on-line para divulgar e vender produtos e serviços. O provedor tem hoje 26 milhões de assinantes nos EUA e mantém a estratégia de distribuição agressiva dos CDs de acesso. No início do casamento, Case e Levin fizeram planos, projeções e promessas revolucionárias. Agora, manter a casa em pé parece estar de bom tamanho.