O paulista Rubens Barrichello é o campeão da temporada 2022 da Stock Car Pro Series. O título foi conquistado na tarde deste domingo (11) no autódromo de Interlagos, palco da rodada dupla decisiva do campeonato.

A disputa do título envolvia também o paulista Daniel Serra, o paranaense e campeão de 2021 Gabriel Casagrande, e o argentino Matías Rossi, mas a vantagem já era de Barrichello, que chegou a Interlagos na liderança do campeonato.

+ Fifa abre processo contra federação argentina após partida contra Holanda

Mas a conquista foi bem longe de ser tranquila. Na primeira corrida do dia, Felipe Baptista foi o vencedor depois de largar da pole position, com Serra na segunda colocação, Barrichello em terceiro e Casagrande em quarto. Envolvido numa batida nos boxes, Matías Rossi já deu adeus as suas chances de título ainda na primeira prova.

Na largada da segunda prova, os três postulantes ao título dividiram a saída do “S do Senna” e se tocaram. Barrichello rodou, enquanto Serra e Casagrande se tocaram novamente na curva do Sol. O resultado da confusão foi ex-piloto da Fórmula 1 nas últimas colocações, Serra fora da prova com o carro avariado e Casagrande na sétima colocação. Veja a confusão:

Mas quando restavam 16 minutos para o fim da segunda corrida, veio a desclassificação de Gabriel Casagrande pelo toque com Daniel Serra, o que deixou Barrichello tranquilo para partir para seu segundo título na principal categoria do automobilismo brasileiro (a primeira foi em 2014) , mesmo terminando na 11ª posição. A corrida 2 foi vencida por Ricardo Maurício, com Nelsinho Piquet em segundo lugar e César Ramos em terceiro.

Campeão mais velho da categoria

Aos 50 anos de idade, Rubens Barrichello (vice-campeão na Fórmula 1 em 2002 e 2004) se tornou o piloto mais velho a se sagrar campeão da Stock Car. “Estou tão feliz. A gente quebra um tabu em Interlagos. E eu só tenho a agradecer a todos que torcem por mim. Eu não sabia que era tanta gente”, disse o piloto, logo após o final da corrida.

Rubens Barrichello
O carro 111 de Rubens Barrichello (Vinicius Branca/RF1 Divulgação) (Crédito:Vinicius Branca/RF1 Divulgação)