26/04/2024 - 7:03
Permitir ao cliente comprar imóvel oferecendo carro de entrada. Essa é a aposta da Apê11, plataforma de imóveis do Santander, para engatar numa via de crescimento em 2024. Após testar a modalidade em 2023 e registrar 6 vendas, a empresa prepara uma troca de parceria e outros ajustes para o “redesenho” nos próximos meses.
É o que contou o CEO da Apê11, Caio Carrato, em entrevista à IstoÉ Dinheiro. “A gente teve vários aprendizados”, afirma. “Nossa ideia é que a gente consiga levar mais negócios e ter mais tráfego para transações do dia a dia, que não dependa de eventos específicos”, diz também, adiantando que já está em vias de assinar o contrato com um novo parceiro, cujo nome ainda não foi divulgado.
+ Comprar na planta é mais barato do que imóvel pronto? Saiba o que levar em conta
A primeira versão do modelo de compra de imóvel com carro de entrada foi colocada em prática no começo de 2023 em parceria com a Loop, uma empresa que também pertence ao Santander. Em junho e em novembro, o serviço foi oferecido aos clientes em eventos de venda da incorporadora Helbor, com oferta de avaliação do veículo do potencial comprador do imóvel já no estacionamento.
O saldo em dois eventos foi de 6 vendas, além de 2 casos isolados de clientes que buscaram o serviço, mas decidiram não seguir com a venda do veículo. Não é um número representativo em vendas para a Apê11, mas Carrato acredita que existe potencial. “Isso tem apelo, tem demanda”, defende. “A expectativa é que, com nosso aprendizado, a gente traga um produto mais encaixado ainda.”
De maneira simplificada, o negócio funciona como uma cadeia de intermediações: a venda do imóvel é feita pela construtora ao cliente por meio da Apê11 e, dentro desse negócio, a venda do carro é feita pelo cliente à empresa parceira (a que será substituta da Loop), que por sua vez fica com o veículo para revenda e repassa o dinheiro à construtora. A ideia é ser um facilitador para o consumidor que precisa do dinheiro do carro para completar a entrada de um imóvel.
O planejamento dos trabalhos de expansão do negócio até o final de 2024 está centrado no estado de São Paulo, mas Carrato diz que a ideia é “levar esse produto a âmbito nacional”. O foco inicial também se concentra em parcerias com construtoras (ou seja, por enquanto o serviço se destina à compra de imóveis novos, e não usados).
A Apê11 é uma plataforma digital de compra e venda de imóveis de São Paulo, e foi comprada pelo Santander em 2021. Tem cerca de 31 mil imóveis no portfólio, e uma estratégia de negócio que mira em pequenas e médias imobiliárias e incorporadoras.