Pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que somente 8% das indústrias nacionais utilizam as ferrovias para transporte da produção. Entre as companhias brasileiras adeptas da prática, 31% consideram o serviço dos trens bom ou ótimo. Outras 26% dizem ser regular. Ruim ou péssimo foi respondido por 37% delas, enquanto 7% não souberam responder.

De acordo com o levantamento, 99% das companhias utilizam caminhões para transportar seus produtos; 46% usam o transporte aéreo em algum momento; e 45%, o portuário. Na sequência, aparecem o transporte entre portos marítimos do mesmo país, chamado de cabotagem (13%), e hidrovias (12%).

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“Essa pesquisa mostra que há um enorme déficit na oferta de opções de transportes no Brasil. O custo logístico das empresas e consequentemente dos produtos para o consumidor só serão menores quando tivermos uma infraestrutura adequada”, diz Robson Andrade, presidente da CNI.

A pesquisa também aponta que a distância média percorrida no transporte rodoviário é de 885 quilômetros. Para a CNI, o transporte rodoviário é indicado apenas para pequenas e médias distâncias, mas apenas 48% das indústrias apontam trajetos com média inferior a 500 quilômetros.

Ainda segundo a confederação, o problema do transporte rodoviário para longas distâncias é que isso gera perdas econômicas com maior custo logístico relacionado ao consumo de combustíveis, níveis de acidentes, engarrafamentos, emissões de poluentes e deterioração dos veículos e vias.

A diminuição dos custos é a principal razão para motivar um executivo a mudar a operação de sua empresa por outro meio de transporte (64%) e a maior agilidade para entrega (16%). Para 46% dos empresários, o custo é o principal problema na logística e na operação das empresas. Segundo 84% dos entrevistados, o custo do transporte e da logística na indústria é alto ou muito alto. O frete é indicado por 79% como o principal custo logístico. Outros problemas relatados são o roubo de cargas (22%), má condição dos transportes (20%) e má qualidade da frota (7%).

O estudo finaliza apontando que os principais problemas de transporte para a indústria são infraestrutura das rodovias (67%), infraestrutura de ferrovias (34%), ampliação ou duplicação de rodovias (10%), custo do combustível (9%) e acesso aos portos (9%).

O estudo, encomendado pela CNI  e realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, entrevistou 2.500 executivos de grandes e médias indústrias nacionais entre os dias 23 de junho e 9 de agosto, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.