As pessoas no Japão que se acostumaram a usar máscara facial recorreram à ajuda de um profissional – para aprender a sorrir novamente. Depois que o governo japonês suspendeu sua recomendação de usar máscaras para prevenção do Covid em março, muitos residentes aparentemente perceberam que haviam esquecido como executar a expressão facial.

“As pessoas não têm levantado as bochechas sob uma máscara ou tentado sorrir muito”, disse Keiko Kawano, que ensina a sorrir por meio de sua empresa Egaoiku – que se traduz em “Educação do Sorriso” – ao jornal americano New York Times no mês passado . “Agora, eles estão perdidos.”

+ Casos de H1N1 crescem entre adultos; diagnósticos de covid-19 caem

As aulas para aperfeiçoar um sorriso perfeito têm um custo: cerca de US$ 55 (aproximadamente R$ 300) para uma sessão individual para ensinar as pessoas a ativar os velhos músculos da bochecha e entregar um deslumbrante sorriso de Hollywood.

“Não usei muito meus músculos faciais durante o Covid ”, explicou Himawari Yoshida, uma aluna de Kawano de 20 anos, à Reuters , acrescentando que está fazendo o curso por recomendação de sua escola para se preparar para o mercado de trabalho.

Kawano ensina a “Técnica de Sorrir no Estilo de Hollywood”, que ensina como obter “olhos crescentes” e “bochechas redondas”, além de aprender a moldar as bordas da boca para mostrar oito dentes superiores. Ela disse que houve um “aumento de quatro vezes” na demanda por aulas pós-Covid.

Um dos exercícios instrui os alunos a segurar espelhos no rosto e esticar os lados da boca com os dedos para se acostumar com a sensação.

“Culturalmente, um sorriso significa que não estou segurando uma arma e não sou uma ameaça para você”, explicou ela à Reuters, acrescentando que um influxo de turistas internacionais pode significar aprender a se comunicar novamente usando expressões faciais.