O anúncio da aposentadoria do suíço Roger Federer nesta quinta-feira (15), pegou os fãs do tênis de surpresa e repercutiu também entre outros ídolos do esporte.

Aos 41 anos, Federer informou que o Laver Cup, que será em Londres a partir do dia 23 de setembro, será seu último evento como tenista profissional.

+ Federer vai se aposentar do tênis após Laver Cup na próxima semana

A sequência de lesões e problemas físicos sofridos nos últimos anos foram decisivas para o suíço, que ocupou a posição de número 1 do ranking da ATP por 310 semanas entre 2004 e 2009. Ao todo foram 103 títulos na carreira, 20 deles em eventos de Grand Slam.

Um dos primeiros a se manifestar sobre o anúncio de Federer foi seu adversário Rafael Nadal. “Querido Roger, meu amigo e rival. Eu esperava que esse dia nunca chegasse… É um dia triste para mim e para os esportistas ao redor do mundo.”, escreveu o espanhol. “Tem sido um prazer, mas também uma honra e privilégio, compartilhar todos esses anos com você, vivendo vários momentos incríveis dentro e fora das quadras”, prosseguiu. Confira a postagem de Nadal:

Outro espanhol que se manifestou foi o novo número 1 do tênis, Carlos Alcaraz. “Roger tem sido um dos meus ídolos e uma fonte de inspiração! Obrigado por tudo que tem feito pelo nosso esporte! Ainda quero jogar com você! Desejo toda a sorte do mundo para o que vem a seguir!”, escreveu.

O argentino Juan Martín del Potro foi outro tenista que se expressou nas redes sociais sobre a aposentadoria do suíço. “Eu te amo, Roger. Obrigado por tudo que você no tênis e comigo. O mundo do tênis nunca mais será o mesmo sem você”, publicou o atleta em seu Twitter.

Patrocinado pela fabricante de automóveis Mercedes-Benz, Federer também foi mencionado pelas redes sociais da equipe de Fórmula 1 da marca, junto com uma foto ao lado dos pilotos da equipe Lewis Hamilton e George Russell. “Parabéns por uma carreira que mudou o jogo, Roger. Tenha uma grande aposentadoria! E lembre-se, você sempre fará parte da família Mercedes.”

Ainda no mundo da velocidade, o espanhol Fernando Alonso repostou o anúncio de Federer em seu Twitter, com um emoji triste e a palavra “Gracias” (obrigado em espanhol).