29/07/2022 - 9:59
O anúncio da aposentadoria do alemão Sebastian Vettel ao final da temporada 2022 da Fórmula 1 pegou a muitos de surpresa e rendeu declarações de pilotos, equipes e organizadores.
Tetracampeão do mundo, Vettel anunciou na quinta-feira (28) que deixará a categoria para se dedicar a sua família e as causas que defende.
+ Galvão Bueno é internado em hospital em São Paulo
+ Fórmula 1: confira os horários e onde assistir ao GP da Hungria
Um dos primeiros a se manifestar após o anúncio do alemão foi Lewis Hamilton. Em seu Instagram, o piloto da Mercedes reproduziu o vídeo em que Vettel anuncia sua decisão e escreveu a seguir: “Foi uma honra te chamar de rival e uma honra maior ainda te chamar de meu amigo. Você está deixando este esporte melhor do que o encontrou, o que é sempre a meta”, disse “Te amo, cara”, encerrou o inglês.
Max Verstappen se expressou sobre o assunto durante a coletiva de imprensa para o GP da Hungria, deste domingo (31). “No fim de tudo, ele alcançou tanta coisa neste esporte que é completamente compreensível que ele se aposente. Teve uma carreira incrível, venceu várias corridas e campeonatos também”, falou o atual campeão.
Na mesma coletiva, Fernando Alonso reconheceu o talento de Vettel. “Vamos sentir falta dele após tanto tempo passado na pista, com boas brigas. Em todos os títulos dele, eu estava lá de algum jeito. É um grande campeão, um grande homem com valores muito fortes, uma linda família e provavelmente a decisão é sobre isso: a família. Desejo o melhor e espero que ele siga por aí no paddock”, disse o espanhol que foi vice-campeão em três dos quatro títulos conquistados por Vettel.
Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher também falou sobre a aposentadoria do compatriota, que atua como um mentor desde que Mick chegou a Fórmula 1. “Estou muito triste por você ir embora, mas ao mesmo tempo empolgado por você e por esse novo capítulo em sua vida. Você foi e ainda é alguém muito importante para mim, e sou grato por nossa amizade”, escreveu o piloto da Haas.
O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, reconheceu o talento de Vettel e agradeceu por sua contribuição ao esporte a motor em sua conta no Twitter. “Já que Sebastian Vettel acabou de anunciar a aposentadoria dele no final de 2022, gostaria de prestar um tributo à fantástica carreira dele, com quatro títulos do Mundial de Pilotos da F1 e 53 vitórias. Obrigado, Sebastian, por tudo que você trouxe ao nosso esporte. Desejo a você todo o melhor no seu futuro”, disse o dirigente.