03/10/2025 - 16:36
A Weg, indústria catarinense de equipamentos elétricos conhecida como a “fábrica de bilionários” do Brasil, está com uma nova aposta para continuar crescendo. A empresa vai começar a vender na Europa recarregadores de bateria de veículos elétricos fabricados na região.
“Começamos a operação de ‘ev charge’ na Europa e, a partir do ano que vem, já teremos produtos no mercado fabricados na Europa seguindo o padrão da linha Wemob e adaptados às legislações locais”, afirmou o diretor superintendente de digital e sistemas da Weg, Carlos Grillo.
Nos Estados Unidos, a Weg tem focado em veículos “vocacionais”, como os utilizados por operadores de aeroportos, disse o executivo, citando um início de expansão global da companhia brasileira no segmento de recarregamento de veículos elétricos.
No Brasil, a companhia tem atuado no segmento focando nos recarregadores para veículos elétricos usados por operadores de redes de recarga e também junto a montadoras de ônibus elétricos.
Citando uma frota brasileira de ônibus elétricos em expansão, atualmente com 1.168 veículos, Grillo afirmou que essa frota começa a se espalhar para outros Estados, além da concentração em São Paulo e que a empresa detém 60% de participação nessa frota.
Crescimento global
O presidente da Weg, Alberto Kuba, afirmou que o maior desafio para a empresa atualmente é se o mundo parar de crescer, porém a empresa não tem visto isso, apesar dos impactos da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos neste ano.
“Não vimos o mundo parar de crescer e vemos crescimento na maioria das geografias”, disse o executivo. Kuba citou sem dar detalhes, porém, que alguns projetos estão sendo adiados…dada toda a incerteza que está acontecendo no mundo”.
Fábrica de bilionários
Além de produzir equipamentos elétricos e ter uma atuação global, a empresa ficou conhecida por produzir um grande número de bilionários brasileiros. Na lista mais recente da revista Forbes, a companhia conta com 32 nomes, em uma lista que apresenta 300 bilionários. É como dizer que de cada 10 bilionários do Brasil, um tem sua fortuna vinda do grupo catarinense.
+ Dos 10 bilionários mais jovens do Brasil, 7 são herdeiros da mesma empresa
E não é só isso. Dos 300 nomes listados, menos de 10% – um total de 27 – possuem idade inferior a 30 anos. Desses 27, sete estão ligados à Weg.