Por Nivedita Balu e Akansha Victor

BENGALURU, Índia (Reuters) – Analistas em Wall Street ficaram satisfeitos em saber que a Netflix planeja ingressar no mercado de videogames, considerando que a decisão é importante para manter os assinantes na base da empresa, embora se preocupem que o serviço vai exigir tempo significativo para pagar o investimento.

O avanço da Netflix em videogames ocorreu na quarta-feira, durante a divulgação dos resultados trimestrais, mas a empresa deu poucos detalhes sobre o investimento. Apesar disso, o chefe de produto da Netflix, Greg Peters, afirmou que será um esforço “de vários anos” que vai começar “relativamente pequeno”.

Analistas afirmaram que, para a estratégia ser bem sucedida, a Netflix precisará de investimento de vários milhões de dólares em um momento em que a empresa já despeja bilhões em conteúdo original na forma de filmes e programas de TV.

Paolo Pescatore, um analista da PP Foresight, afirmou que entrada da Netflix em videogames “será uma estratégia que vai custar muito” para a companhia, exigindo tempo significativo além dos recursos, sem a garantia de que será bem sucedida.

“Fazer jogos de graça vai atrair os usuários, mas não é um modelo de negócios sustentável no longo prazo”, acrescentou.

A Netflix não deu prazo sobre quando pretende lançar os primeiros jogos. A empresa afirmou apenas que eles serão disponibilizados aos assinantes sem custo adicional.

“Uma entrada no mundo dos videogames pode soar simplesmente como uma boa ideia, mas é um passo importante para os esforços da Netflix em manter usuários em sua base”, disse a analista Sophie Lund-Yates, da Hargreaves Lansdown. “A máquina da Netflix precisa de graxa.”

O analista Will McKeon-White, da Forrester, vinculou o investimento necessário ao projeto de 500 milhões de dólares da Apple no lançamento do serviço por assinatura Arcade, em 2019.

“Se a Netflix quer ser diretamente competitiva com o Apple Arcade, este investimento deveria ser um modelo mínimo para eles”, disse McKeon-White.

A Netflix investiu quase 12 bilhões de dólares em conteúdo em 2020 e planeja elevar a cifra para 17 bilhões neste ano buscando se diferenciar de novos entrantes como Disney e HBO.

A empresa contratou o ex-executivo do Facebook Mike Verdu, um veterano dos videogames na Atari e na Electronic Arts, para ser o diretor de jogos da companhia.

“Não vejo que os jogos vão se tornar a próxima fonte de receita para incentivar o crescimento da Netflix”, disse o analista sênior da Investing.com Jesse Cohen. “Ela vai precisar explorar outras fontes potenciais como transmissão de eventos ao vivo e propaganda.”

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6K121-BASEIMAGE