31/08/2011 - 21:00
Marketing cultural
Dona de duas marcas tradicionais no incentivo aos esportes, como a Sadia e a Perdigão, a Brasil Foods (BRF) agora está investindo em cultura e anuncia o patrocínio à Mariana Gomes, primeira brasileira contratada pelo tradicional Balé Bolshoi de Moscou – uma das companhias de balé mais importantes do mundo, fundada há 235 anos. Segundo Wilson Mello, vice-presidente de assuntos corporativos da BRF, o patrocínio é o casamento perfeito para a empresa. “As marcas são conhecidíssimas na Rússia”, diz. Mello lembra que a Rússia responde por 12% das exportações da BRF. Ele não revela quanto a empresa está investindo no patrocínio, mas assegura que o contrato durará o tempo em que Mariana, que mora na Rússia desde 2005, permanecer na terra dos czares.
Lançamento
A turminha em miniatura
Febre na Europa e nos Estados Unidos, as miniaturas 3D de bonecos conhecidas como toy arts chegam ao Brasil e estreiam com os personagens de Mauricio de Sousa. A coleção Crazy Bones – Série Turma da Mônica é da Panini, famosa pelos álbuns de figurinhas. A Panini também está lançando o terceiro volume do livro MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas. Os artistas dão novos traços aos personagens de Mauricio de Sousa. O livro será lançado na 15a Bienal do Livro Rio 2011, que acontece entre os dias 1o e 11 de setembro.
Seguros
Imagem protegida
A Korsa Corretora de Seguros lançou uma modalidade de seguros inédita no setor de transportes: a “publicidade adversa”.
O seguro cobre despesas com serviços como assessoria de imprensa e relações públicas, caso a empresa se envolva em acidentes que causem danos ao meio ambiente. Júlio Tenreiro, diretor da Korsa, diz que a novidade pode agregar R$ 20 milhões às apólices do setor no prazo de um ano.
Na rede
Adote um fumante
A academia Bio Ritmo está lançando a campanha “Me adota, sou fumante”. Elaborada pela agência Cheil, a campanha é exclusiva para a página da empresa no Facebook e vai até o dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Ganha um plano trimestral da Bio Ritmo o autor da melhor justificativa para ser adotada pela academia. A escolha da frase será feita pelos internautas.
Promoção
Arte no Prato
Com investimento de R$ 1 milhão em campanha publicitária assinada pela Artplan, a rede de restaurantes Spoleto volta à mídia com a promoção Art & Rock, que aproveita a onda do Rock in Rio. Por uma refeição, mais bebida e o valor de R$ 5,90, o cliente leva para casa pratos decorados com motivos musicais. Só o prato custa R$ 20. A campanha, que entra no ar no dia 29 de agosto, será mantida até o fim dos estoques.
Bate-papo
O CEO da consultoria britânica Brand Finance, Gilson Nunes, fala dos prejuízos causados à marca espanhola Zara, acusada pelo Ministério Público do Trabalho de utilizar trabalho escravo na confecção de seus produtos:
Gilson Nunes, CEO da Brand Finance
Qual é o impacto desse escândalo para a empresa?
Estamos falando de uma multinacional que tem ações em bolsa. O preço das ações da companhia Inditex, dona da Zara, caiu 6,28% entre os dias 15 e 23 de agosto. A perda no valor da marca, nesses casos, pode chegar a 30%.
Como se faz essa avaliação?
Há um grupo de consumidores, entre 25% e 30% do total, que são fiéis e leais à marca. São pessoas mais maduras e têm uma relação de confiança com a marca. A partir do momento que esse tipo de coisa vem à tona, essa relação é quebrada de forma muito forte.
E dá para consertar?
Leva tempo e exige um trabalho árduo. A Nike, por exemplo, esteve envolvida em denúncias de uso do trabalho infantil na confecção de seus produtos, no início da década de 1990. Demorou para restabelecer a imagem, mas conseguiu. Criou um sistema de avaliação e controle de fornecedores e de subsidiárias bastante rigoroso. Dizer que não sabia é uma péssima ideia. É preciso tomar providências e mostrar que está resolvendo o problema.