21/09/2011 - 21:00
Tendência
Empresas que querem vincular suas marcas ao esporte, mas não dispõem de somas milionárias para apostar no futebol, devem ficar atentas a duas modalidades que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de 2016. Pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostra que o rúgbi e as artes marciais são os dois esportes com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Segundo Fernando Ruiz, gerente sênior de consultoria em marketing e estratégia da Deloitte, a maior exposição na mídia dessas modalidades ajudou na indicação das categorias. A pesquisa foi feita com 700 pessoas de todas as regiões do País e de diversas faixas etárias e classes sociais.
Internet
Ronaldo e Zico na rede
As agências de publicidade já se movimentam para criar formatos diferenciados de mídia para anunciar na nova rede social criada pelos craques Ronaldo Fenômeno e Zico. Batizada de P.Nera, o formato da comunidade é similar ao do Facebook. A intenção dos dois ex-jogadores é exibir vídeos de jovens candidatos a camisa 9. Apesar do envolvimento do Fenômeno, a iniciativa, diz Ronaldo, não tem nada a ver com sua agência, a 9ine.
Marcas
Batismo milionário
Os hotéis Formule1 e All Seasons, do grupo francês Accor, vão desaparecer do mapa, mas os hóspedes dessas redes econômicas não precisam perder o sono. O grupo vai adotar a marca ibis para substituir seus quase 1,5 mil hotéis espalhados pelo mundo. Segundo uma pesquisa internacional feita pela companhia, a marca ibis foi a mais reconhecida entre os usuários. “Por isso, ela se tornará a marca-mãe”, afirma Joseph Levy, diretor de marketing e comunicação do grupo na América Latina. Os hotéis Formule1 se transformarão em ibis Budget e a bandeira All Seasons, em ibis Styles. A estratégia vai consumir investimentos de 150 milhões de euros em comunicação, adaptações e na mudança da identidade visual.
Propaganda
Benditos pôneis
O sucesso da campanha “Pôneis Malditos”, criada pela Lew,Lara/TBWA para a picape Frontier, da Nissan, não ficou só na popularidade. A peça foi veiculada entre o final de julho e o início de agosto, mês em que as vendas do modelo cresceram 30% sobre julho e 110% em relação a igual período de 2010. Foi o maior volume mensal desde o lançamento do modelo no Brasil, em 1998. Segundo a montadora, não houve nenhuma outra ação que justificasse o resultado.
Bate-papo
Roberto Muylaert, presidente da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER)
O V Fórum ANER de Revistas, realizado em 12 de setembro, em São Paulo, trouxe uma conclusão importante para quem temia o fim da mídia impressa, por conta do avanço dos meios digitais. Roberto Muylaert explica a razão:
O iPad é a salvação das revistas?
As revistas sempre se destacaram como o melhor meio para reproduzir imagens, fotos, gráficos e ilustrações. Qual é o principal conteúdo do iPad? São as revistas. É o casamento perfeito e com final feliz entre um meio tradicional e a portabilidade.
Como está o desempenho do meio revista em termos de circulação?
Tivemos um crescimento de 5,74% na venda de exemplares no primeiro semestre deste ano, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Temos muito a crescer, pois as discussões deixaram de ser sobre o fim da mídia impressa para se transformar num debate sobre as possibilidades que se abrem para as revistas com o avanço dos tablets.
Qual é hoje o maior desafio das revistas no Brasil e no mundo?
Só no Brasil há mais de 200 sites e blogs que reproduzem nosso conteúdo sem pagar nada. Essa é uma distorção que precisa ser corrigida.
Colaboraram Erica Pólo, Lílian Sobral e Rafael Freire