O aplicativo Xerpay, que permite a antecipação dos salários de dias já trabalhados no mês antes da data de pagamento, sem a cobrança de juros ao colaborador, agora disponibilizou uma ferramenta que libera acesso ao 13° referente aos meses em que o colaborador trabalhou no ano.

O Xerpay pertence a plataforma Xerpa e foi criada após a fintech receber, em setembro de 2019, uma segunda rodada de aporte no valor de R$ 53 milhões. Cerca de 40 empresas já estão usando o serviço e mais de 25 mil profissionais estão cadastrados no sistema da startup.

+ Em abril, todos os setores registram saldo negativo de empregos, mostra Caged
+ Câmara aprova MP que aumenta salário mínimo para R$ 1.045

A companhia observou que desde o início do ano o volume nos saques cresceu mais de 129%, atividade que aumentou ainda mais com a pandemia do coronavírus. Pensando nisso, a startup liberou a possibilidade dos empregados sacarem aos poucos o 13° salário.

Segundo Gustavo Molina, CRO da startup, essa é uma forma de evitar que os 25 mil trabalhadores caiam em dívidas. “Vivemos em um momento no qual muitas emergências acabam surgindo e muitas pessoas não dispõem de reserva financeira. Enxergamos no 13º a possibilidade do funcionário acessar um dinheiro que já é dele”, ponderou Molina.

Para ter acesso ao novo serviço, o colaborador de uma empresa que possui o Xerpay como benefício acessa o aplicativo e já na primeira tela verá a função de saque do 13°. Ele terá a visibilidade do valor ao qual tem acesso, da tarifa aplicada pelo saque, que varia de acordo com o valor – mas que chega a ser quatro vezes menor do que se ele estivesse tendo acesso a esse mesmo valor através de um banco – e transfere o valor para sua conta pessoal.

As equipes de RH também podem disparar notificações em tempo real para os colaboradores, encurtando a distância entre as políticas da empresa e as dúvidas dos funcionários.