Depois de anos de uma política restritiva em relação ao reparo de seus produtos, a Apple anunciou nesta quarta-feira (17) um programa que permite que clientes consertem seus próprios dispositivos.

O Self Service Repair será lançado no início de 2022 nos Estados Unidos – não há data prevista para chegar ao Brasil. Com a novidade, será possível consertar a tela do celular, bateria e câmera sem precisar levar a uma assistência técnica especializada, como é feito atualmente.

+ Epic Games denuncia o ‘monopólio’ da Apple e do Google
+ Apple e Google não estão fazendo o suficiente para cumprir lei sobre lojas de aplicativos da Coreia do Sul, diz parlamentar

Os primeiros kits de reparo serão destinados ao iPhone 12 e o iPhone 13, embora seus preços não tenham sido divulgados. Os computadores Mac com chip M1 serão os próximos da lista.

A iniciativa ocorre depois de pressão de consumidores e acionistas, como a Green Centuty Funds, para facilitar o conserto dos aparelhos da Apple. No entanto, a empresa afirma que o programa é “destinado a técnicos individuais com conhecimento e experiência para consertar dispositivos eletrônicos” e que a maioria dos clientes ainda teria que visitar fornecedores de consertos profissionais.