A Apple pretende lançar um novo modelo econômico do iPhone nesta quarta-feira, 19, buscando conquistar uma fatia maior do mercado de smartphones intermediários e enfrentar a concorrência de rivais, como a Samsung e a chinesa Huawei.

+Apple escolhe Alibaba como parceira em inteligência artificial na China, diz publicação

A quarta geração do modelo, até agora conhecido como iPhone SE, competirá com os populares smartphones Android em um momento em que fabricantes buscam incorporar ferramentas de inteligência artificial a seus dispositivos.

A geração atual do iPhone SE, lançada em 2022, está disponível por US$429 e a nova versão provavelmente terá um preço superior ao do modelo anterior. A versão mais básica do iPhone 16, lançado em setembro, custa a partir de US$799.

“Se o SE 4 oferecer atualizações significativas em design, desempenho e recursos de IA, ele poderá revigorar seu apelo de mercado e fortalecer a posição da Apple em diferentes segmentos de preços”, disse o analista sênior da Counterpoint Research Varun Mishra.

No final do mês passado, a Apple apresentou uma forte previsão de crescimento nas vendas, sinalizando que a empresa se recuperará de uma queda nas comercializações do iPhone, à medida que a empresa se prepara para expandir o alcance de recursos de inteligência artificial para mais regiões e idiomas nos próximos meses.

Analistas, no entanto, têm sido cautelosos quanto ao aumento de vendas que essas ferramentas poderiam proporcionar, uma vez que os recursos de IA da Apple para a linha do iPhone 16 e no modelo iPhone 15 Pro devem ser lançados em fases em algumas regiões.

As vendas do modelo SE representavam 10% da receita do total com iPhones quando foi lançado, em 2016, mas esse índice caiu para 1% no ano passado, segundo a Counterpoint Research.

Há expectativas de que a atualização deste ano renove o design, abandone o botão físico de tela inicial e introduza o FaceID, além de atualizações de câmera e processador para suportar recursos de IA, de acordo com analistas e notícias na imprensa.

O modelo SE pode ser o mais recente iPhone a adotar a porta USB tipo C para carregamento, indicando um distanciamento do conector Lightning.

A Apple descontinuou o atual SE e o iPhone 14 na União Europeia devido a desconformidades com as leis locais, que exigem o padrão de carregamento USB tipo C. O modelo mais recente do SE permitiria o retorno dessa linha ao mercado do europeu.