15/05/2025 - 16:43
A Apple manteve a sua posição no topo do ranking Kantar BrandZ Global pelo quarto ano seguido, com um valor de marca de US$ 1,3 trilhão e um aumento de 28% em relação ao ano anterior.
A companhia da maçã foi a única a chegar ao trilhão de dólares, e representa mais de 12% do valor total do ranking. As marcas globais mais valiosas alcançaram o valor de US$ 10,7 trilhões em 2025. Isso representou um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. Desde 2006, mais de US$ 9,3 trilhões foram adicionados ao Top 100 Global da Kantar. O relatório completo pode ser acessado aqui.
Algumas representantes neste ano são as estreantes Stripe, plataforma de serviços financeiros, Chipotle, rede de restaurantes, (nas posições 85 e 86, avaliadas em US$ 26,127 e US$ 26,125 bilhões respectivamente) e ChatGPT, em 60º lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões.
“As marcas inovadoras acompanham as necessidades dos consumidores ou as redefinem inteiramente e têm remodelado o Top 100 Global nas últimas duas décadas. As mais bem-sucedidas, por exemplo, como Apple, Amazon, Google e Microsoft, há muito se afastaram da sua base de produtos original”, afirma Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil.
Marcas de tecnologia no topo
Além da Apple, outras marcas de tecnologia tomaram conta do top 5, com Google (US$ 944 bilhões, crescimento de 25%), Microsoft (US$ 884 bilhões, +24%), Amazon (US$ 866 bilhões, +50%) e NVIDIA (US$ 509 bilhões, +152%).
Instagram e TikTok são dois destaques das 10 primeiras marcas, registrando um crescimento impressionante de 101% e 25%, respectivamente. Elas refletem a influência contínua das redes sociais na formação dos hábitos dos consumidores e na entrega de vendas de comércio eletrônico direto ao consumidor para marcas e influenciadores globalmente.
“Em um mundo de saturação digital e expectativas cada vez mais exigentes dos consumidores, as marcas precisam atender às necessidades das pessoas, conectar-se emocionalmente com elas e oferecer algo que outros não oferecem para ter sucesso”, explica Souza. “Elas precisam ser não apenas diferentes, mas significativamente diferentes. O domínio de marcas como Apple, Instagram e McDonald’s sublinha o poder de uma experiência de marca consistente com a qual as pessoas podem se relacionar e lembrar.”
Confira abaixo o TOP 10 completo
Classificação 2025 | Marca | Valor da Marca 2025 (US$) | Variação Anual (%) |
1 | Apple | 1,29 trilhão | 28% |
2 | 944,1 bilhões | 25% | |
3 | Microsoft | 884,8 bilhões | 24% |
4 | Amazon | 866,1 bilhões | 50% |
5 | NVIDIA | 509,4 bilhões | 152% |
6 | 300,6 bilhões | 80% | |
7 | 228,9 bilhões | 101% | |
8 | McDonald’s | 221 bilhões | 0% |
9 | Oracle | 215,3 bilhões | 48% |
10 | Visa | 213,3 bilhões | 13% |
Mercado Livre é a única latino-americana no ranking
Fora do eixo EUA-China, algumas marcas foram destaque: o Spotify da Suécia, que reentrou no Top 100 Global na posição 76 (US$ 29,6 bilhões); a Airtel da Índia, marca de telecomunicações de crescimento mais rápido no mundo chega ao 66º lugar (US$ 37,1 bilhões); a argentina Mercado Livre, a única marca da América Latina no Top 100 Global em 50º (US$ 49,8 bilhões); a espanhola Zara, que subiu cinco posições para 65º (US$ 37,2 bilhões); e o RBC do Canadá, que registou o maior crescimento anual de valor de marca (43%) de qualquer marca de serviços financeiros fora dos EUA, na 59ª posição (US$ 44,1 bilhões).
Brahma e Skol estão no top 20 entre bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas registraram queda de 11% em média e têm estado sob pressão devido à redução do consumo, especialmente entre as gerações mais jovens, que se concentraram mais na saúde e bem-estar, incluindo o aumento do consumo de bebidas com baixo/nenhum teor de álcool. A fragmentação entre destilados e cervejas artesanais também influencia na diluição das marcas mais tradicionais desse setor. Duas marcas brasileiras estão presentes no top 20 desta categoria, com Brahma (9º lugar, US$ 6,6 bilhões) e Skol (12º lugar, US$ 6,1 bilhões), crescendo duas posições cada.
Confira o restante do Top 100
Posição | Marca | Valor da Marca (Em milhões de dólares) |
11 | TENCENT | 174.005 |
12 | MASTERCARD | 167.882 |
13 | IBM | 125.973 |
14 | COCA-COLA | 119.979 |
15 | WALMART | 119.580 |
16 | NETFLIX | 115.271 |
17 | LOUIS VUITTON | 111.938 |
18 | HERMÈS | 109.421 |
19 | TELEKOM/T-MOBILE | 105.715 |
20 | ACCENTURE | 103.810 |
21 | COSTCO | 100.809 |
22 | ARAMCO | 93.554 |
23 | SAP | 92.347 |
24 | VERIZON | 90.490 |
25 | THE HOME DEPOT | 89.230 |
26 | YOUTUBE | 89.110 |
27 | AT&T | 86.878 |
28 | TESLA | 86.043 |
29 | ALIBABA | 81.208 |
30 | ADOBE | 80.759 |
31 | 76.636 | |
32 | TIKTOK | 75.669 |
33 | MOUTAI | 74.446 |
34 | STARBUCKS | 69.732 |
35 | SALESFORCE | 69.503 |
36 | CISCO | 68.268 |
37 | AMERICAN EXPRESS | 65.886 |
38 | SNAPDRAGON | 65.632 |
39 | HUAWEI | 64.657 |
40 | MARLBORO | 64.101 |
41 | SERVICENOW | 62.481 |
42 | CHANEL | 62.292 |
43 | TEXAS INSTRUMENTS | 59.863 |
44 | INTUIT | 59.009 |
45 | TATA CONSULTANCY SERVICES | 57.333 |
46 | ADP | 56.969 |
47 | AMD | 56.629 |
48 | UPS | 55.007 |
49 | J.P. MORGAN | 50.697 |
50 | MERCADO LIBRE | 49.846 |
51 | NIKE | 49.444 |
52 | DISNEY | 48.665 |
53 | CHASE | 48.117 |
54 | HAIER | 47.578 |
55 | VMWARE | 47.076 |
56 | HDFC BANK | 44.959 |
57 | UBER | 44.197 |
58 | WELLS FARGO | 44.196 |
59 | RBC | 44.179 |
60 | CHATGPT | 43.562 |
61 | XBOX | 43.047 |
62 | CHINA MOBILE | 41.299 |
63 | SPECTRUM | 40.037 |
64 | INTEL | 37.390 |
65 | ZARA | 37.246 |
66 | AIRTEL | 37.094 |
67 | SIEMENS | 36.390 |
68 | XFINITY | 36.069 |
69 | DELL TECHNOLOGIES | 35.446 |
70 | UNITEDHEALTHCARE | 35.238 |
71 | L’ORÉAL PARIS | 35.090 |
72 | ICBC | 33.915 |
73 | INFOSYS | 33.096 |
74 | COMMBANK | 32.093 |
75 | LOWE’S | 30.859 |
76 | SPOTIFY | 29.687 |
77 | TOYOTA | 29.329 |
78 | SAMSUNG | 29.253 |
79 | BCA | 28.749 |
80 | MEITUAN | 27.925 |
81 | BANK OF AMERICA | 27.524 |
82 | PAYPAL | 27.228 |
83 | KFC | 26.875 |
84 | PING AN | 26.326 |
85 | STRIPE | 26.127 |
86 | CHIPOTLE | 26.125 |
87 | IKEA | 25.673 |
88 | EXXONMOBIL | 25.544 |
89 | BOOKING.COM | 25.060 |
90 | MORGAN STANLEY | 24.784 |
91 | FEDEX | 23.978 |
92 | SONY | 23.858 |
93 | AGRICULTURAL BANK OF CHINA | 23.550 |
94 | ALDI | 23.386 |
95 | HILTON | 23.000 |
96 | XIAOMI | 21.917 |
97 | UNIQLO | 21.599 |
98 | ADIDAS | 21.067 |
99 | DOORDASH | 20.880 |
100 | MERCEDES-BENZ | 20.815 |