29/10/2021 - 10:14
(Reuters) – A Apple pode perder sua coroa de empresa de capital aberto mais valiosa do mundo para a Microsoft se as suas ações continuarem caindo quando o mercado abrir nesta sexta-feira.
Problemas na cadeia de fornecimento global prejudicaram as vendas da Apple durante o quarto trimestre fiscal, com o resultado do período frustrando expectativas de Wall Street. O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, disse que o impacto será ainda pior no trimestre atual.
“Em comparação com os pares FAANG menos focados em hardware, a Apple também está muito mais exposta a interrupções na cadeia de suprimentos”, disse Sophie Lund-Yates, analista de ações da Hargreaves Lansdown.
+ Apple e Amazon derrubam S&P 500 e Nasdaq de picos históricos
As ações da empresa recuavam 3,5%, para 147,30 dólares no pré-mercado, o que implica um valor de mercado da Apple de 2,417 trilhões de dólares se as perdas se mantiverem no pregão regular. As ações da Microsoft subiam 0,7%, para 324,60 dólares, equivalente a um valor de mercado de 2,437 trilhões de dólares.
A Apple, que recomprou 421,7 bilhões de dólares em ações ao longo dos anos, anunciou um programa de recompra de 90 bilhões de dólares em abril. Como resultado, o estoque de papéis em circulação da empresa continua diminuindo, encerrando seu quarto trimestre fiscal com 16,4 bilhões de ações.
As ações da Microsoft subiram mais de 45% este ano, com a demanda por seus serviços baseados em nuvem impulsionando as vendas. As ações da Apple subiram 15% até agora este ano.
O valor do mercado de ações da Apple ultrapassou o da Microsoft em 2010, quando o iPhone a tornou a principal empresa de tecnologia de consumo do mundo. As empresas se revezaram como os negócios mais valiosos de Wall Street nos últimos anos, com a Apple detendo o título desde meados de 2020.
Analistas dizem que a Apple administrou bem a questão da cadeia de suprimentos, mas com o CEO alertando sobre mais pressão, a porta está aberta para um golpe em seu desempenho com o início da temporada de festas.
Em contraste, a Microsoft estimou na terça-feira um final forte para o ano graças ao seu crescente negócio na nuvem, mas alertou que os problemas da cadeia de suprimentos continuarão afetando unidades importantes, como as que produzem seus laptops Surface e consoles de jogos Xbox.