27/10/2014 - 12:03
Na segunda-feira 20, o meio de pagamento Apple Pay entrou em operação. A carteira da maçã não teve números oficiais divulgados, mas as centenas de lojas que já aceitam a plataforma afirmaram que uma parcela significativa de seus clientes já optaram por usar o iPhone para acertar a conta. Excluindo cerca de mil clientes do Bank of America que tiveram a conta duplicada ao pagar com o Apple Pay – problema que já foi solucionado pela instituição financeira -, o CEO Tim Cook e seus comandados têm todos os motivos para classificar a estreia do produto como um sucesso.
A maior vantagem da Apple em relação a seus concorrentes no mundo dos meios de pagamento, até agora, foi conseguir vender a ideia do uso de sua plataforma de maneira mais efetiva. O Google lançou sua carteira virtual em 2011, mas nunca conseguiu coletar um grande número de usuários. O buscador, apesar de mais tempo neste ramo, tem menos bancos parceiros em relação a Apple. Seu aplicativo tem até mais funções, mas não decolou, ainda.
Outro gigantes que briga nos Estados Unidos com a Apple é o PayPal, do eBay. A aplicação para pagamentos móveis, contudo, precisa estar conectada a internet para funcionar e o usuário precisa confirmar que está fisicamente no local da compra usando a rede.
A Apple conta com outro diferencial na disputa deste mercado: o nível de adesão às novidades que têm seus usuários. Quando a maçã lança um produto, os “applemaniacos” correm a experimentar. Exemplo disto é o nível de atualização do sistema operacional da Apple. Dos aparelhos da marca ativos, 48% usam a versão mais atual do sistema (iOs 8) e 47% a antecessora (iOs 7). A comparação com o Android, do Google, deixa esse fato mais claro. O sistema do buscador tem apenas 24% dos usuários na mais atual versão, sendo que a maioria ainda usa a edição de 2012 do sistema (26%). Uma fatia considerável (11,4%) ainda está no Android Gingerbread, lançado em 2007.
A disseminação da cultura do pagamento móvel que a Apple deve causar, no entanto, pode ajudar seus concorrentes. Ao ver os usuários de Apple pagando com o celular, quem têm um smartphone Android deve se interessar para saber como fazer o mesmo com seu celular inteligente. “Quando uma companhia como a Apple entra neste segmento, ela chama a atenção de todos os usuários para o assunto”, disse Matt Dill, vice-presidente de inovação da Visa.
Mas não joguem seus cartões fora. Apesar do avanço do pagamento usando o celular, a substituição da tradicional carteira deve ainda demorar alguns anos.