A Apple minimizou os problemas de antena do iPhone 4, mas prometeu devolver o dinheiro para os consumidores que não se sentirem satisfeitos. ?Não somos perfeitos?, declarou Steve Jobs, CEO da companhia, durante um encontro com a imprensa nesta sexta-feira 16.

A Apple está também oferecendo capas protetoras de borracha gratuitas ? que podem resolver o problema de antena do celular ? para os consumidores que comprarem o iPhone 4 até 30 de setembro.

Na apresentação de hoje, Jobs usou de toda a sua retórica para se justificar. Mostrou vídeos de celulares concorrentes que, segundo ele, apresentavam o mesmo problema do iPhone 4. Citando uma série de estatísticas, disse que apenas 0,5% dos consumidores que ligaram para o call center da empresa reclamaram do problema de antena do iPhone.

A taxa de retorno do iPhone 3GS, segundo Jobs, foi de 6% no mesmo período do ano passado. A do iPhone 4 é de 1,7%. Jobs acrescentou que dados apresentados pela AT&T, operadora que tem exclusividade na venda do iPhone 4 nos EUA, mostram que ele tem mais queda de ligações quando comparado ao 3GS. Mas acrescentou que essa diferença é muito pequena. ?Somos orientados pelos dados?, disse o CEO da Apple, ao justificar porque não vai fazer um recall.

Desde que foi lançado, o iPhone 4 é um dos grandes sucessos da Apple. A empresa disse que vendeu 3 milhões de aparelhos em três semanas. Mas problemas com a antena externa do celular estão causando uma grande dor de cabeça para a companhia. No começo desta semana, um teste realizado pelo site Consumer Reports não recomendou a compra iPhone 4. Foi o suficiente para as ações da Apple caírem mais de 3% no dia seguinte.