O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, sinalizou na quinta-feira que a fabricante do iPhone estava pronta para gastar mais para alcançar os rivais em inteligência artificial, construindo mais centros de dados ou comprando um player maior no segmento, um afastamento de uma longa prática de frugalidade fiscal.

A Apple tem se esforçado para acompanhar o ritmo de rivais como a Microsoft e o Google da Alphabet, que atraíram centenas de milhões de usuários para seus chatbots e assistentes alimentados por IA. No entanto, esse crescimento teve um custo muito alto, com o Google planejando gastar US$85 bilhões no próximo ano e a Microsoft no caminho certo para gastar mais de US$100 bilhões, principalmente em data centers.

+ Apple supera em lucro e receita com venda robusta de iPhones no 3º trimestre
+ Apple anuncia fechamento de loja na China pela primeira vez, mas planeja novas unidades no país

A Apple, por outro lado, tem se apoiado em provedores externos de data center para lidar com parte de seu trabalho de computação em nuvem e, apesar de uma parceria de alto nível com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para determinados recursos do iPhone, tem tentado desenvolver grande parte de sua tecnologia de IA internamente, incluindo melhorias em seu assistente virtual Siri. Os resultados foram difíceis, e a empresa adiou os aprimoramentos da Siri para o próximo ano.

Durante uma teleconferência após os resultados do terceiro trimestre fiscal da Apple, os analistas observaram que, historicamente, a Apple não tem feito grandes negócios e perguntaram se ela poderia adotar uma abordagem diferente para perseguir suas ambições de IA. O presidente-executivo Cook respondeu que a empresa já havia adquirido sete empresas menores este ano e está aberta a comprar empresas maiores.

“Estamos muito abertos a fusões e aquisições que acelerem nosso roteiro. Não estamos presos a um determinado tamanho de empresa, embora as que adquirimos até agora neste ano sejam de pequeno porte”, disse Cook. “Basicamente, perguntamos a nós mesmos se uma empresa pode nos ajudar a acelerar um roteiro e, se for o caso, estamos interessados.”

As ações da empresa subiram 1,7% nas negociações pré-mercado na sexta-feira.