(Reuters) – A Apple reduziu a produção de tablets iPad para alocar mais componentes ao iPhone 13, um sinal de que a crise global de oferta de chips está afetando a Apple com mais força do que o indicado anteriormente, informou o jornal Nikkei nesta terça-feira, citando várias fontes.

A produção de iPad caiu pela metade em relação aos planos originais da Apple nos últimos dois meses, disse o jornal em seu site, acrescentando que as partes destinadas a iPhones mais antigos também estão sendo trocadas para o iPhone 13.

A Apple resistiu à crise de oferta melhor do que muitas outras empresas devido ao seu enorme poder de compra e contratos de fornecimento de longo prazo com fornecedores de chips, abocanhando a participação de mercado de seus rivais no segmento de smartphones e tablets no terceiro trimestre.

No entanto, o chefe da Apple, Tim Cook, alertou que o impacto das restrições de oferta será pior durante o atual trimestre de vendas e que a escassez de chips agora está afetando a maioria dos produtos da empresa.

A fabricante do iPhone está priorizando sua produção principal, o iPhone 13, em parte porque prevê uma demanda mais forte pelo smartphone do que pelo iPad, à medida que os mercados ocidentais começam a emergir da pandemia, disse o Nikkei, citando fontes não identificadas.

Além disso, um vácuo criado pela saída da Huawei do mercado mudou a demanda para empresas como a Apple na China, o que ajudou as vendas da empresa no último trimestre. A Apple registrou um surpreendente crescimento anual de vendas de 83% na China durante o trimestre.

(Reportagem de Bhargav Acharya e Chavi Mehta em Bengaluru)

((Tradução Redação Brasília, 5561 33296014))

REUTERS TR RB

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA20MQ-BASEIMAGE