A gigante de informática e telefonia móvel Apple vai reduzir a comissão que recebe sobre a receita gerada pelos desenvolvedores, mas apenas para os menores deles.

No momento, a Apple se encontra no meio de uma disputa sobre o tema com grandes empresas, como a Epic Games (Fortnite).

A marca reduzirá a comissão cobrada para 15%, dos atuais 30%, mas apenas enquanto a receita desses desenvolvedores permanecer abaixo de US$ 1 milhão.

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O grupo com sede em Cupertino, na Califórnia, afirma que busca ajudar pequenas empresas a desenvolverem sua presença on-line, frente ao “desafio econômico global” causado pela pandemia da covid-19.

Esta decisão foi tomada, porém, depois que vários editores de aplicativos importantes aderiram à campanha lançada no verão passado pelo estúdio de videogame Epic Games contra uma “taxa” considerada alta demais.

A partir de 1º de janeiro de 2021, a comissão será reduzida de 30% para 15% sobre o faturamento de aplicativos, bem como sobre compras de bens e serviços digitais com eles relacionados para desenvolvedores que não excedam US$ 1 milhão em receita (após a comissão) no ano anterior, detalhou a Apple em um blog.

Segundo o grupo, isso diz respeito à “grande maioria” dos desenvolvedores entre os 28 milhões cadastrados em sua plataforma, que oferece cerca de 1,8 milhão de aplicativos.

A gigante não detalhou quanto de sua receita seria afetada. Segundo os especialistas, são os grandes aplicativos que geram a maior parte de seu faturamento.

Essa comissão reduzida não se limitará à duração da crise de saúde. Faz parte de uma abordagem de longo prazo para a evolução da App Store, explicou a Apple em uma entrevista coletiva.

“Nosso novo programa ajudará os desenvolvedores a financiarem seus pequenos negócios, a encorajá-los a assumirem maiores riscos com novas ideias, a expandirem suas equipes e a continuarem a criar aplicativos que enriquecem a vida das pessoas”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, citado nesse mesmo artigo do blog.

A comissão retomará seu patamar de 30%, assim que as pequenas empresas ultrapassarem o limite de US$ 1 milhão (ou seu equivalente em outras moedas).

De acordo com a Apple, esta comissão é utilizada para garantir o correto funcionamento da App Store, assim como a segurança de seus usuários.