A Apple anunciou na quinta-feira que removeu da App Store o ICEBlock, o aplicativo de rastreamento de ações da polícia de imigração (ICE, na sigla em inglês) mais popular, e outros programas semelhantes depois de ter sido pressionada pelo governo do presidente Donald Trump.

O aplicativo alerta os usuários sobre a presença dos agentes da Immigration and Customs Enforcement em sua área. O ICE tem sido uma parte central da agenda de imigração linha-dura de Trump e seus agentes têm feito batidas e prendido migrantes com frequência.

“Com base nas informações que recebemos das autoridades policiais sobre os riscos de segurança associados ao ICEBlock, removemos esse aplicativo e outros semelhantes da App Store”, disse a Apple.

Um logotipo da Apple e uma placa-mãe de computador aparecem nesta ilustração tirada em 25 de agosto de 2025
Um logotipo da Apple e uma placa-mãe de computador aparecem nesta ilustração tirada em 25 de agosto de 2025 – Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration (Crédito:REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Foto de arquivo)

+ Apple pede revogação da Lei dos Mercados Digitais da UE
+ Apple mostra iPhone 17 e iPhone Air, o mais fino já lançado; veja preços

Apple em meio ao governo Trump

Desde que Trump assumiu o cargo, o ICE invadiu várias instalações com imigrantes que estão nos EUA. A agência também prendeu portadores de visto e residentes permanentes dos EUA que foram alvo da administração Trump por causa da defesa de causas pró-palestinas.

Defensores dos direitos humanos afirmam que a liberdade de expressão e acesso ao devido processo legal são garantias constitucionais que estão sendo violadas pelo governo de Donald Trump.