07/06/2022 - 19:27
A Apple terá que utilizar o padrão USB-C em seus dispositivos como parte de uma padronização de carregamento para dispositivos móveis anunciada nesta terça-feira (7) pela União Europeia.
A nova lei determinando a padronização de carregamento entrará em vigor em 2024 e tem como objetivo facilitar a vida dos consumidores e reduzir o lixo eletrônico.
+ WWDC 2022: Apple apresenta iOS 16, watchOS 9 e M2
“Chega de carregadores diferentes em nossas gavetas. Um carregador comum é um benefício real para nós como consumidores. Isso também ajudará nosso meio ambiente.”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia.
Além dos celulares, o novo padrão de carregamento será utilizado em tablets, câmeras, headphones, leitores digitais, videogames portáteis, entre outros eletrônicos.
Os fabricantes terão um período para se adaptar as novas normas, que só passará a valer no primeiro semestre de 2024. A União Europeia também definiu que cabe ao consumidor escolher se o seu novo eletrônico virá com um carregador na caixa, item que deixou de acompanhar alguns smartphones pela política de alguns fabricantes, como a Apple.
A medida deve gerar uma economia de 250 milhões de euros por ano em compras desnecessárias de carregadores.
Apple pode se despedir de suas entradas lightning
A padronização anunciada pela Comunidade Europeia trará maior impacto para a Apple, fabricante que apostou no desenvolvimento do seu padrão próprio de entrada de carregamento, o lightining. A mudança para o USB-C é exigida apenas na Europa, mas é possível que a empresa adote o novo padrão para não ter de produzir duas versões com entradas de carregamento diferentes para todos os seus produtos.