O funeral da rainha Elizabeth II será realizado nesta segunda-feira (19), na Abadia Westminster, em Londres, no Reino Unido, e aqueles que pretendem homenagear a realeza, mas não foram convidados à cerimônia, podem brindar ao longo reinado da monarca com seu drink predileto (veja receita abaixo).

O drink é a mistura de gin e Dubonnet, um aperitivo francês à base de vinho, com uma fatia de limão. A receita era famosa na década de 1920 no Reino Unido, e foi muito apreciada pela rainha-mãe, a rainha Elizabeth, que influenciou a filha anos depois.

Fila para velório da rainha é fechada após atingir capacidade máxima

Para manter a tradição da mãe, a rainha Elizabeth II manteve o hábito de beber o coquetel todos os dias antes do almoço, para estimular o apetite. Diferentemente da mãe, que gostava de doses mais fortes, ela preferia uma proporção de 2:1 de Dubonnet para gin, diminuindo a quantidade de álcool usada normalmente no drink.

O Dubonnet é feito a partir de uma mistura de vinho fortificado com infusão de ervas e especiarias, incluindo groselha preta, variedades de chá preto e quinino. O aperitivo se tornou tão importante para a família real que recebeu o cobiçado Royal Warrant em 2021 – chancela concedida apenas a pessoas ou empresas que fornecem bens ou serviços à realeza.

Drink da rainha Elizabeth II

  • 30 ml de gin (a rainha prefere o gin seco de Gordon’s London ) – ou  pouco mais de meia dose (geralmente considerada como 50 ml).
  • 60 ml de Dubonnet
  • Metade de uma rodela de limão
  • Cubos de gelo

Segundo o responsável pelas adegas do Palácio de Buckingham, o coquetel da rainha deve ser feito (com uma parte de gin e duas partes de Dubonnet) em uma pequena taça de vinho ou cálice. Uma rodela de meio limão deve ser adicionada à mistura, com dois cubos de gelo perfeitamente proporcionais, afundando o limão no coquetel.