É esperado que os britânicos saibam fazer as filas mais organizadas do mundo, mas se aproximar do caixão de Elizabeth II em Londres poderá levar horas e colocar sua paciência à prova.

A procissão no Westminster Hall, no Parlamento, deve se mover sem parar dia e noite, prevê o governo britânico.

O público deve passar por medidas de segurança similares às dos aeroportos e obedecer regras rígidas, como usar roupas adequadas, não tirar fotografias ou usar telefones celulares.

Será possível passar pelo caixão da monarca – sem parar diante dele -das 17h locais (13h em Brasília) de quarta-feira até às 06h30 locais da manhã de seu funeral de Estado, em 19 de setembro.

“Por favor, considere que a fila será muito grande. Será preciso permanecer de pé por várias horas, possivelmente a noite toda, com poucas oportunidades para se sentar, já que a fila estará em movimento”, explicam as diretrizes do governo publicada nesta segunda.

“Pensem nisso antes de decidir participar ou trazer crianças”.

Cerca de 750 mil pessoas devem passar em frente ao caixão. A fila pode superar oito quilômetros e a espera pode chegar a 20 horas, afirmou o jornal The Times.

O número de público deve ser “muito superior” aos 200 mil que peregrinaram pela rainha-mãe que morreu em 2002, estimou nesta segunda o porta-voz da primeira-ministra Liz Truss.

Como o de sua mãe, o caixão fechado da rainha Elizabeh II descansará sobre uma plataforma elevada conhecida como catafalco, e os súditos passarão em fila em ambos os lados.

– Churrascos proibidos-

Chegar até o caixão deve ser uma prova de resistência. O governo aconselha os participantes a usarem uma “roupa adequada” ao clima, agasalhos, guarda-chuva e protetor solar.

Também é aconselhado levar comida e bebida porque serão poucos os locais de compra no percurso.

Caso seja preciso ir ao banheiro, pulseiras serão distribuídas para que possam sair da fila por alguns minutos, informou Downing Street. Para evitar acampamentos nos arredores, o governo proibiu barracas, churrascos e fogo.

Quando finalmente chegarem ao palácio de Westminster, o público deverá passar por um “ponto de segurança tipo aeroporto”. Em seguida, terá que usar uma pulseira para entrar no recinto, onde será preciso cumprir várias regras.

As pessoas devem se “vestir apropriadamente” para a ocasião e “respeitar a dignidade do acontecimento”, afirmam as diretrizes, acrescentando: “não use roupas com mensagens políticas e ofensivos”. Só serão permitidas bolsas pequenas.

Flores, pelúcias e outras homenagens estão proibidas no interior do edifício e devem ser depositadas em uma área específica do Green Park, perto do palácio de Buckingham.

Quem esperava registrar o momento para a posterioridade também vai se decepcionar.

“Não é permitido filmar, fotografar ou utilizar telefones celulares e outros dispositivos portáteis” no interior da sala.