20/02/2025 - 13:22
Em meio a mais uma onda de calor, o ar-condicionado passou a ser critério prioritário nas buscas por imóveis para aluguel ou venda em São Paulo, aponta levantamento da plataforma imobiliária QuintoAndar.
+ Japonesa Daikin avalia que 50% das residências do Brasil terão ar-condicionado em 10 anos
+ Sensação térmica: entenda por que sentimos mais calor do que mostram os termômetros
Segundo Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, o filtro de seleção “ar condicionado” é utilizado nas buscas feitas pelos consumidores pois há imóveis onde é proibido instalar o equipamento. “Mesmo sendo um imóvel para compra, em que é possível investir e até realizar uma obra para a colocação, muitos condomínios em São Paulo não permitem a instalação do equipamento, seja por motivos estéticos ou estruturais”, diz.
Confira o ranking dos filtros mais selecionados:
1 – Ar-condicionado
2 – Apartamento cobertura
3 – Novos ou reformados
4 – Vista livre
5 – Armários na cozinha
6 – Churrasqueira
7 – Chuveiro a gás
8 – Sol da manhã
9 – Luminosidade natural
10 – Armários embutidos no quarto
O crescimento da busca pelo ar condicionado ocorre em um ano em que mais uma vez recordes de calor foram batidos. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a temperatura global em 2024 ficou 1,55°C acima dos níveis pré-industriais. Foi a maior já registrada.
No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia reportou temperatura média de 25,02°C, a maior da série histórica iniciada em 1961. O recorde anterior havia sido registrado em 2023, de 24,92°C.