SÃO PAULO (Reuters) – O cardeal Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morreu aos 87 anos, informou o atual arcebispo da cidade, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nesta segunda-feira.

“Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”, escreveu Dom Odilo em nota publicado no site da arquidiocese.

Papa Francisco nega plano de renunciar em breve

Papa acusa implicitamente Rússia de agressão e imperialismo na Ucrânia

Hummes teve papel destacado em momentos marcantes da história brasileira, como na década de 1970 quando era arcebispo de Santo André e abrigou operários na sede da arquidiocese durante as greves realizadas na região do ABC.

Também teve atuação na defesa da Amazônia, sendo presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). Foi também relator-geral do Sínodo para a Amazônia, em 2019.

Em Roma, atuou como Prefeito da Congregação para o Clero e era próximo do papa Francisco.

Segundo a nota de Dom Odilo, o corpo de Hummes será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

“Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, disse o arcebispo.

(Reportagem de Eduardo Simões)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI630NC-BASEIMAGE