20/10/2026 - 9:19
O governo da Argentina lançou nesta segunda-feira (19) um programa de demissão voluntária com a meta de cortar 20 mil postos na administração pública. O prazo de adesão começa em 1º de novembro e ficará aberto por um mês.
O decreto publicado no Diário Oficial vincula a iniciativa à busca por “uma adequada e eficiente alocação dos recursos públicos”. O ministro de Desregulamentação e Transformação do Estado, Federico Sturzenegger, associou a redução de despesas à agenda tributária do governo.
“Continuamos buscando maneiras de reduzir o gasto público para continuar baixando impostos”, escreveu no X.
As compensações previstas no programa, serão definidas conforme a idade e as contribuições previdenciárias de cada servidor, considerando ainda o tempo de serviço.
O regime não se limita a um órgão específico. Ficam excluídos as Forças Armadas e os órgãos de segurança, assim como a Secretaria de Inteligência do Estado e o Serviço Exterior, entre outros setores.
Leia mais
Flávio Bolsonaro propõe Bolsa Família por até dois anos após emprego
Trump tem aprovação de 31%, mínima dos mandatos, aponta Reuters/Ipsos
Dupla Sena 3022: confira os resultados dos dois sorteios de segunda
CAOA Chery Tiggo 9 chega com sete lugares, tração integral e preços a partir de R$ 249.990
